16/03/2012

Gênero Synthpop

||
"Electropop" e "Technopop" redirecionar aqui. Para outros usos, veja Electropop (desambiguação) e Technopop (desambiguação).
Synthpop (também conhecido como electropop, ou technopop ) é um gênero de música popular que se tornou proeminente na década de 1980, na qual o sintetizador é o instrumento musical dominante. Foi prefigurada na década de 1960 e início de 1970 pelo uso de sintetizadores no rock progressivo, rock arte eletrônica, discoteca e particularmente o "Kraut rock" de bandas como Kraftwerk. Ele surgiu como um gênero distinto no Japão e no Reino Unido na era pós-punk como parte do movimento New Wave da década de 1970 para o final de meados de 1980.


Pioneiros synthpop primeiros incluído grupo japonês Yellow Magic Orchestra e britânicos bandas Ultravox e Human League, este último largamente utilizado sintetizadores monofônicos para produzir música com um som simples e austera. Após a descoberta de Tubeway Army e Gary Numan em Singles Chart Britânico, um grande número de artistas começou a fazer sucesso com um som de sintetizador baseada no início dos anos 1980, incluindo Soft Cell, manobras orquestrais no escuro, Japão e Depeche Mode no Reino Unido, enquanto no Japão, o sucesso Yellow Magic Orchestra abriu caminho para as bandas de synthpop, como a P-Model, Plásticos e Hikashu. O desenvolvimento de sintetizadores polifônicos de baixo custo, a definição de MIDI e do uso de batidas de dança, levou a um som mais comercial e acessível para synthpop. Isto, a sua adopção pelos atos estilo-conscientes do movimento New Romantic, juntamente com a ascensão da MTV, levou para o sucesso de um grande número de artistas britânicos synthpop, incluindo Duran Duran e Spandau Ballet, nos Estados Unidos.

Na década de 1980, duos como Erasure e Pet Shop Boys adoptou um som que foi muito bem sucedido nas paradas de dança dos Estados Unidos, mas até o final da década synthpop tinha sido em grande parte abandonada. Os juros começaram a ser revivido nos movimentos independentes eletrônicos e electroclash na década de 1990 e, na primeira década do século 21, ela teve uma recuperação generalizada com sucesso comercial para os actos, incluindo La Roux e Cidade da coruja.

Synthpop recebido críticas por seu som limitado e artificial e de suas associações com sexualidades alternativas. Ele ajudou a estabelecer o lugar do sintetizador como um elemento importante do pop e rock, influenciou diretamente os gêneros posteriores incluindo house music e techno de Detroit, e tem influenciado indiretamente muitos outros gêneros e gravações individuais.


características


Synthpop foi definido pelo seu principal uso de sintetizadores, baterias eletrônicas e seqüenciadores, às vezes utilizando-os para substituir todos os outros instrumentos. Borthwick e Moy descreveram o gênero tão diversos, mas "... caracterizada por um amplo conjunto de valores que evitaram rock tocando estilos, ritmos e estruturas ", que foram substituídas por" texturas sintéticas "e" rigidez robótica ", muitas vezes definido pelas limitações da nova tecnologia , incluindo sintetizadores monofônicos (apenas capaz de tocar uma nota por vez) . músicos synthpop Muitos tinham limitado habilidades musicais, contando com a tecnologia para produzir ou reproduzir a música. O resultado foi muitas vezes minimalista, com sulcos que foram "tipicamente entrelaçados de simples riffs repetidos muitas vezes sem qualquer" progressão "harmônica para falar de". Synthpop precoce tem sido descrito como "estranho, estéril, e vagamente ameaçadora", usando droning eletrônica com pouca mudança na inflexão. Temas comuns foram o isolamento, anomia urbana, e os sentimentos de ser emocionalmente frio e oco.

Em sua segunda fase na década de 1980, a introdução de batidas dance e instrumentação de rock mais convencional, fez a música mais quente e catchier e contida dentro das convenções do pop de três minutos. sintetizadores eram cada vez mais usado para imitar o som convencional e clichê de orquestras e chifres. Finos, agudos dominantes, melodias sintetizadas e programas de tambor simples deu lugar a espessura, e comprimido de produção, e um som de bateria mais convencional. As letras eram geralmente mais otimista, lidando com um assunto mais tradicional para a música pop, como romance, escapismo e aspiração. Segundo o escritor de música Simon Reynolds, a marca da década de 1980 synthpop foi o seu "emocionais, às vezes cantores de ópera", como Marc Almond, Alison Moyet e Annie Lennox. Porque sintetizadores eliminou a necessidade de grande grupos de músicos, os cantores eram muitas vezes parte de um duo onde seu parceiro jogou toda a instrumentação.

Apesar de synthpop, em parte, surgiu a partir de punk rock, ele abandonou a ênfase do punk na autenticidade e, muitas vezes perseguiu uma artificialidade deliberada, baseando-se nas formas criticamente ridicularizada como disco e glam rock. devido relativamente pouco para as bases da música popular no início jazz, música folclórica ou os blues, e em vez de olhar para a América, em seus estágios iniciais, conscientemente focado em Europa e em particular as influências da Europa Oriental, que se refletiram em nomes de bandas como Spandau Ballet e canções como Ultravox de "Vienna". Mais tarde synthpop viu uma mudança para um estilo mais influenciado por outros gêneros, como música da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hi guys!!!!
Hey aqui é Wendy, blogueira desde 2010! Viciada em animes, amante de livros e adora ver séries! Criei esse cantinho na intenção de ajudar na criação e personalização de blogs e sites.
Wattpad Facebook Tumblr Instagram