02/05/2012

Xiangqi

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O xadrez chinês, ou Xiangqi (Chinês: 象棋; Pinyin: xiàngqí), também chamado xadrez elefante, é um jogo que é jogado num tabuleiro com 9 linhas de largura por 10 de comprimento.
Ao contrário do ocidente que possui diversas variantes de Xadrez não regionalizadas, no oriente cada país tem seu jogo de Xadrez nacional com suas regras e peças próprias.

O Xiangqi joga-se mais depressa que o xadrez ocidental, porque a barreira de peões é muito reduzida, e também porque os canhões (ver abaixo) saltam para fazer capturas, o que os transforma numa ameaça desde o princípio do jogo. Além disso, enquanto que no xadrez ocidental a batalha se concentra, ao longo da maior parte do jogo, nas casas centrais do tabuleiro, no Xiangqi a batalha parece desenrolar-se simultaneamente em todo o tabuleiro.
O equilíbrio de ganhos e perdas entre o jogo ofensivo e o defensivo é, portanto, mais óbvio no xadrez chinês.

A complexidade da árvore de jogo do xadrez chinês é de aproximadamente.
O Xiangqi é similar ao shogi e ao xadrez e partilha um ancestral comum com esses dois jogos: o Chaturanga. Vale destacar que no passado (pré-1000 a.C.) o nome Xiangqi foi aplicado a outros jogos de tabuleiro além do xadrez chinês.

A Coreia desenvolveu uma variante do Xiangqi chamada Janggi (também escrito Changgi, Jangki, Tjyang Keui ou xadrez coreano). Para cada peça, as regras se equiparam às do xadrez chinês salvo indicação em contrário. esta tudo errado ai em cima.

Regras


s peças, discos marcados com um carácter identificador, são posicionadas nas intersecções das linhas (como no Go). São usadas as cores vermelha de um lado, e azul ou preto de outro (verde na Coreia). As peças coreanas são octogonais, enquanto as chinesas são circulares. Além disso, as peças coreanas têm tamanho proporcional à sua importância.

Uma linha central de quadrados divide os dois lados, sendo denominada de o rio. Cada lado também tem o seu palácio, um retângulo de 3 x 3 linhas (i.e. 9 posições) encostado na lateral oposta ao rio e alinhado com a coluna central. A versão coreana não possui o rio.

Peças

O General

Os generais são identificados pelo carácter chinês (帥 shuài) no lado vermelho e (將 jiàng) no lado azul. Eles são na verdade generais militares, embora sejam equivalentes ao rei no xadrez. Diz a lenda que um imperador executou dois jogadores por estes terem matado ou capturado a peça imperador. Os jogadores passaram então a chamar a essa peça de general.

O general começa o jogo dentro do palácio, na intersecção central do lado inferior. O general pode mover-se vertical ou horizontalmente (mas nunca na diagonal como no Xadrez) e quando é capturado, o jogo termina. O general nunca pode deixar o palácio. Um jogador não pode fazer nenhuma jogada que deixe os dois generais frente à frente na mesma linha sem intervenção de outras peças. Esta é uma característica muito importante do jogo, uma vez que o general costuma ajudar a fazer o xeque-mate, especialmente quando muitas das outras peças já foram trocadas.

Na variante coreana a posição inicial do general é diferente: é colocado no centro do palácio, na intersecção das quatro linhas diagonais. Além disso, também pode mover-se por essas linhas diagonais.

O Guarda

As peças são identificadas pelo carácter (仕 shì) para as vermelhas e (士 shì) para as azuis. Representam oficiais civis do governo: membros do conselho servindo o comandante-em-chefe. São chamadas de guardas mas também podem receber a denominação de assistentes ou mandarins.

Os guardas são colocados à esquerda e à direita do general. Estas são as peças mais fracas porque apenas se podem mover uma casa na diagonal e não podem sair do palácio; são no entanto preciosas na proteção do general.

Na variante coreana, os guardas podem mover-se para qualquer das nove posições dentro do palácio, seguindo as linhas marcadas no tabuleiro. Quatro linhas diagonais ligam a posição central aos cantos do palácio.

O Ministro / Elefante

Na verdade, denomina-se ministro (相 xiàng) à peça vermelha e elefante (象 xiàng) à azul. Estas peças estão localizadas uma à esquerda do guarda da esquerda e a outra à direita do guarda da direita. Movem-se exatamente duas casas na diagonal, e não podem pular as peças que estiverem no caminho. Seu propósito é estritamente defensivo, uma vez que não podem atravessar o rio.

Na variante coreana, o elefante move-se 2 pontos na diagonal mais um movimento adicional na horizontal ou na vertical no sentido contrário à sua posição inicial, parando no vértice oposto de um retângulo 2 x 3. Porém, não podem atravessar o rio.

Os ideogramas para ministro e elefante são diferentes porém homófonos, e ambos significam aparência ou imagem.

O Cavalo

Identificada pelo carácter (馬 mǎ) ou (马 mǎ) tanto para o vermelho como para o azul, esta peça é semelhante ao cavalo do xadrez internacional. Importa notar que o cavalo chinês se move uma casa na horizontal ou na vertical e depois um ponto na diagonal afastando-se da posição inicial, porque não pode saltar sobre outras peças como o cavalo do xadrez internacional.

O movimento do cavalo é semelhante ao do elefante (no xadrez coreano), terminando no canto oposto de um rectângulo 1 x 2.

O Carro

O carro utiliza o carácter (車 jū) ou (车 jū) tanto para o vermelho como para o azul. Como a torre do xadrez internacional, o carro desloca-se e toma peças numa linha recta horizontal ou vertical. Os dois carros começam o jogo nos cantos do tabuleiro.

O Canhão

O canhão é identificado pelo carácter (炮 pào) para o vermelho e (砲 bào) para o azul.

Cada jogador tem dois canhões. Eles são colocados na fila atrás dos peões, e à frente dos cavalos. Os canhões movem-se exactamente como os carros, mas tomar peças com um canhão é mais complicado. Para capturar uma peça, deverá existir exactamente uma peça (amiga ou inimiga) entre o canhão e a peça a ser tomada; o canhão move-se então para essa posição e captura a peça. São poderosos no início do jogo quando existem muitas "barreiras", mas rapidamente perdem a utilidade.

Na variante coreana, um canhão não pode saltar sobre outro canhão; além disso, os canhões coreanos devem saltar também para se moverem.

O Soldado / Bandido

A peça vermelha é chamada de soldado (兵 bīng), e a azul de bandido (卒 zú).

Cada jogador tem cinco soldados (ou bandidos). São colocados em posições alternadas, uma fila atrás do limite do rio. Movem-se e capturam em frente (contrariamente aos peões do xadrez internacional). Tendo cruzado o rio, podem igualmente mover-se ou capturar na horizontal.

Uma vez dentro do castelo adversário, podem mover-se e capturar na linha diagonal, desde que para a frente. Quando atingem o limite oposto do tabuleiro não são promovidos, como no xadrez internacional, mas limitam-se a mover-se para os lados.

Na variante coreana, os soldados podem mover-se e capturar na horizontal desde a primeira jogada; não necessitam cruzar o rio primeiro. Porém a captura pelas linhas diagonais do castelo é proibida.

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Hey aqui é Wendy, blogueira desde 2010! Viciada em animes, amante de livros e adora ver séries! Criei esse cantinho na intenção de ajudar na criação e personalização de blogs e sites.
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