27/08/2011

Como cuidar de uma tartaruga doméstica

-Olá mais uma vez pessoal, hoje eu ganhei uma tartaruga de presente, "igualzinha da da foto ao lado, em breve colocarei na galeria de animais aqui no blog, envie os dos seus animais também. Elas são bem parecidas com tartuguitas xD mas nao vao comelas pelo amor de Deus!!!" então por estar meio consufa fiz algumas pesquisas como cuidar delas e decidi por aqui também, espero que ajude a tirar suas duvidas, de quem esta como eu.

INÍCIO: a aquisição das diferentes espécies de tartaruga deve ser feita com muito critério. Os animais pertencem à fauna silvestre brasileira e podem ser criados somente com a autorização do Ibama, de acordo com a Instrução Normativa nº 169/2008. Assim, recomenda-se comprar tartarugas apenas de criatórios com referências e certificados de origem de nascimento dos animais em cativeiro. Para criações comerciais, a dica é adquirir exemplares adultos aptos para reprodução.

AMBIENTE: os quelônios devem ser manejados em áreas com acesso à água. Lagos, barragens ou represas podem ser aproveitados, ou construídos tanques, desde que o fundo não seja áspero e tenha profundidade entre 50 centímetros na parte rasa e 1,20 metro na parte funda. É importante montar um sistema de controle de água para o esvaziamento do local no momento da captura e de cuidados com os animais. Também é necessário contar com uma rampa de acesso a uma área seca, além de areia para o momento da desova das fêmeas. Recomenda-se ainda recintos de cria, recria - ou engorda - e de reprodução. Disponibilize vegetação dentro e fora da água e assegure que o local tenha solário e sombra, inclusive troncos, pedras e outros materiais para favorecer os mais diversos habitat (aquático, semiaquático e terrestre). Utilize iluminação artificial em substituição aos raios solares.

AQUÁRIO: é outra opção para a criação de tartarugas, desde que ofereça condições de ambiente natural. Construa a área seca com pedras, mas não exagere na quantidade para não dificultar na hora da limpeza. Uma alternativa é utilizar, no formato e altura que se deseja fazer a plataforma fora d'água, um pedaço de vidro de pequena espessura. Em cima, coloque pedras roladas de rios coladas uma na outra com silicone.

CUIDADOS: faça a troca de água a cada dois dias e, uma vez por mês, retire os animais do aquário para desinfecção, com água sanitária diluída em água, dos vidros e pedras. Tanto no tanque quanto no aquário, a água deve ser mantida entre 24 e 28 graus com lâmpadas incandescentes e próprias para répteis, encontradas em lojas de produtos agropecuários. Embora rústicas, as tartarugas não toleram temperaturas frias, condição que favorece infecções do aparelho respiratório e ocular nos animais.

ALIMENTAÇÃO: onívoras, as tartarugas comem carcaça e vísceras de peixes, peixes picados, mandioca, frutas diversas, folhas, ramas de abóbora, melancia, milho, ração para peixe ou aves, com cerca de 35% a 40% de proteína bruta, e talos de alga comum de aquário como suplemento de vitamina A. Forneça no período mais quente do dia, em quantidade correspondente a cerca de 5% do peso animal. Para alimentar as tartarugas e, ao mesmo tempo, manter a limpeza do local de criação, utilize bacias com água na mesma temperatura do aquário ou do tanque.

REPRODUÇÃO: a cada postura, as fêmeas podem desovar mais de uma dezena de ovos, que são enterrados em ninho escavado no chão. A temperatura da areia durante a incubação é que determina o sexo dos filhotes: quanto mais quente, mais fêmeas nascem. Após dois a quatro meses, ocorre a eclosão de juvenis com cerca de 11 gramas e três centímetros de carapaça. Em dois anos, os machos estão prontos para procriar, enquanto as fêmeas demoram cinco anos. Nos jabutis, contudo, a maturidade sexual somente ocorre após 10 anos de idade

Mais:

Há milhões de anos, o planeta Terra era habitado por répteis de proporções bem maiores que seus descendentes atuais. Ao longo do tempo e das mudanças ocorridas no meio ambiente, as espécies passaram por grandes transformações para se adaptar às novas condições de seu habitat natural. Algumas, porém, mantiveram a mesma estrutura, como jabutis, tartarugas e cágados, os mais famosos entre os quelônios.

Com carapaça dura e corpo mole, diferentes configurações de rosto, corpo e patas, movimentos leves e lentos, esse grupo de animais dá mesmo a impressão de que são miniaturas de bichos pré-históricos. Pertencentes à ordem Testudinata, apresentam características semelhantes entre si e se diferenciam mais pelo nome como cada um é chamado. Das diversas variedades de quelônios por aqui, apenas duas espécies são autorizadas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis para comercialização como animais de estimação. Além do jabutipiranga (Geochelone carbonaria), há a tartaruga tigre d'água (Trachemys dorbignyi), o tipo doméstico mais popular.

Moderadamente côncava, sobretudo nas fêmeas, a carapaça da tigre d'água tem forma oval a alongada, com cor que vai do marrom ao oliva e diversas marcas em tons laranjas em cada escudo. Pernas e pescoço também podem variar do verde ao marrom com listras amarelas - daí o seu nome associado ao felino das selvas. Já a carapaça do jabutipiranga é alongada e negra, com aréolas centrais e amarelas. Na cabeça, as cores vão do amarelo ao vemelho.

A tigre d'água gosta de viver em lagos, pântanos, brejos, riachos e rios, preferencialmente naqueles com correntes lentas, fundo arenoso e com vegetação aquática abundante. É encontrada em vários locais do país, mas principalmente em São Luís, MA, na bacia do rio Guaíba, em Porto Alegre, RS, no rio Paraná e no rio Uruguai. A grande incidência da jabutipiranga, que tem nas florestas úmidas seu principal habitat, ocorre, por sua vez, no sul do Rio de Janeiro e na região de cerrado da Bahia.

Como se alimenta de plantas e carnes, a tartaruga tigre d'água é onívora e pode viver até 30 anos. Chega a medir de 22 a 26 centímetros de comprimento e, em geral, as fêmeas são maiores que os machos. A jabutipiranga, que pode atingir até 51 centímetros, possui dieta semelhante, comendo desde fungos e folhas a caramujos e cupins. É importante ressaltar, no entanto, que as tartarugas podem transmitir bactérias do tipo salmonela, que causam febre, vômito, náusea e diarréia. Por isso, além de exigir cuidados no manuseio, é imprescindível a higienização das mãos após a manipulação delas.


Texto de João Mathias
Fonte: Revista Globo Rural

29 comentários:

  1. como saber que tataruga e macho ou femea

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma tatuguinha e ela tem o Rabo em foma de V dizem que machos tem em forma de U, não sem ao ezato isso foi que disse o veterinario, mas pesquisando na net descobri que é possível saber isso quando o bichinho já é adulto e mede cerca de 8 centímetros. A fêmea é maior e tem uma abertura grande na parte debaixo do casco, que é por onde saem os ovos. Os machos têm a cauda mais comprida e mais grossa, garras grandes nas patas dianteiras e a parte inferior da sua carapaça é reta, enquanto a da fêmea é côncava.

    ResponderExcluir
  3. Aqui esse foi o site, que me ajudo muito como saber se e femea ou macho:

    http://www.tartarugas.avph.com.br/jabutipiranga.htm

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/4/12

    Prezados, ganhei uma tartaruguinha jabuti linda, estou apaixonada. Quando ela chgou aqui comia de tudo frutas, pão molhadinho e etc., agora já fáz ums quatro dias que não come nada, estou preocupada. Será q ela está doente ? precisa levar em veterinário? p favor de-me uma luz.... obrigada
    Zilma

    ResponderExcluir
  5. Yo Zilma?
    O local ai está frio? Que se estiver ela esta hibernando, a minha também costuma fazer isso e não adianta acorda-la ela não ira comer, você tenta de vez em quando mas não se preocupe isso e normal, também ser que esteja enjoada das comidas experimente dar ração especial para reptes que possui o cheiro atractivos e é um alimento completo que mesmo que ela esteja ibernando por ser novidade ela ira comer.

    Também pode se que esteja em troca de pele, e corre apartir do 6 mês de vida, experimente passar um hidratante sem muito muito cheiro nas partes, ela pode não comer pelas dores que incomoda mas continue tentando.

    Mas se ela não comer experimente dar Alccon Club Répteis Jabuti com certeza ela ira comer, experimente também dar carne-muida para ela tarugas gostam muito mais observe os nervos se estão muito grandes ai você remove eles.

    Caso mesmo assim não coma leve-a a um veterinário de confiança, a minha também fez isso a pós uma semana comigo pode ser saudades do seu lugar original não sei muito bem, mas fazendo as coisas que disse acima ajudou muito, ela fica em mudança costante então sempe observe ela, e nunca de comida cozida para ela elas não come comidas cozinhadas isso faz muito mal a elas.
    Desejo boa sorte e felicidades para você e seu bichinho espero por ter ajudado, caso mais duvidas pode pergunta.

    Beijinhos de Drw

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/6/12

    Eu já tenho uma jabuti piranga há quatro anos, e agora lendo os comentários, me senti confortável ao ver que o comportamento da minha tartaruguinha está dentro do comum, rsss. Às vezes, ela realmente parece enjoar da sua alimentação, daí substituo o alimento e ela aceita com mais facilidade. Agora queria compartilhar uma dúvida, moro em apartamento e ela é criada na área de serviço, com ventilação e iluminação solar, também com frequência a deixo em área externa com a luz do sol. Porém, a lavo quinzenalmente, ou de acordo com a necessidade, com maior ou menor tempo. O que acham disso, vocês lavam o seu animal com que frequência Agradeço desde já. Adorei conhecer esse site! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Yo!!! Bem primeiramente obrigada pelo elogio e o recadinho. Bom a minha tartaruga ela e bem fresquinha rsrsrs, ela ia sozinha para perto do banheiro a pos suas necessidades e se arrasta no pano de chão. Desque percebi isso lavo ela pelo menos uma vez por dia após suas necessidades, mas apenas na parte de baixo do casco. Mas não a problemas em lavar ela de 2 em 2 dias ou 3, elas gostam de se sentir limpinhas. Pode perceber pela mania de sempre passar a pata no rosto limpando qualquer coisa que tenha. Em quinzena e otimo para dar aquele banho caprichado, que também é bom e evita resfriados, mas pode manter da forma que você faz de acordo com a necessidade. Porque já esta cuidando muito bem dela ^^

    E mais uma vez obrigada pelo recadinho.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo26/7/12

    Oii! Eu ainda não tenho uma tartaruguinha mas eu amaria ter uma... adoro visitar blogs e sites que falam sobre elas! (Parabéns pelo blog, ameei *--*)
    Mas as minhas dúvidas são as seguintes:
    1- Eu moro em uma casa grande com quintal espaçoso e tal, mas qual será que é melhor ter em casa... uma tartaruga marinha ou terrestre?? Eu prefiro a terrestre, deve ser melhor para cuidar, abraçar, e amaar!<3
    Mas eu nunca tive nenhuma dessas então eu não sei.
    2- A minha outra dúvida é essa... caso eu tiver uma tartaruguinha mesmo, elas gostam de cariinho? Haha, é que eu sou viciada em dar carinho e precisava de um animalzinho (não muito grande) que eu pudesse acariciar, entende? Se a resposta for sim, euu quero uma!!

    Obrigada pela atenção =P
    Beijão Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/12/12

      Infelizmente a resposta é não, jabuti (não se chama tartaruga) é um animal contemplativo vc na maioria das vezes só fica olhando para ele, não dá pra ficar pegando abraçando apertando etc, quando muito depois deles se acostumarem bem com vc eles aceitam de vez em quando uma coçada no casco e as vezes um cafumé na cabeça, mas na maioria das vezes eles se assustam e recolhem a cabeça para dentro do casco. O meu já está comigo há 40 anos e me conhece de longe não se assusta mais com nada que eu faça, passa por cima dos meus pés, come na minha mão (só da minha mão , não aceita de qualquer outra pessoa rsrs) mas isso leva tempo... muiito tempo São animais muito tranquilos que precisam de ambientes seguros e de pessoas que entendam seus comportamento natural - Casa com criança pequena NEM PENSAR.

      Excluir
    2. Anônimo10/6/13

      Discordo! Minha tartaruga anda pela casa e convive normalmente com
      4 gerações e crianças que a chamam pelo nome, levanta a cabeça e fica olhando bem tranquilinha...
      Cada tartaruga tem seu jeito...

      Excluir
    3. Também discordo, a minha tartaruga também assim. Ate chega a brincar como você mesmo disse cada tartaruga possui seu jeito.

      Excluir
  9. Anônimo26/7/12

    Oii! Eu ainda não tenho uma tartaruguinha mas eu amaria ter uma... adoro visitar blogs e sites que falam sobre elas! (Parabéns pelo blog, ameei *--*)
    Mas as minhas dúvidas são as seguintes:
    1- Eu moro em uma casa grande com quintal espaçoso e tal, mas qual será que é melhor ter em casa... uma tartaruga marinha ou terrestre(jabuti ou ñ)?? Eu prefiro a terrestre, deve ser melhor para cuidar, abraçar, e amaar!<3
    Mas eu nunca tive nenhuma dessas então eu não sei.
    2- A minha outra dúvida é essa... caso eu tiver uma tartaruguinha mesmo, elas gostam de cariinho? Haha, é que eu sou viciada em dar carinho e precisava de um animalzinho (não muito grande) que eu pudesse acariciar, entende? Se a resposta for sim, euu quero uma!!

    Obrigada pela atenção =P
    Beijão Juh

    ResponderExcluir
  10. Yoo Juh! Que bom que gostou do blog! Bom vamo lá.
    Na minha opnião as terrestres são melhores, pós tem como ficar mais proximo dela por mais tempo do que a d'aguá. E sim elas são carinhosas tipo ela não ficara em cima de você que ne m um cachorro ela ficara no cantinho dela, mais um tempinho que você se dedicar a dar carinho ela ira aceitar e fica ali com você. Sem dizer que vc sempre tenque observa, observando vc aprende mais sobre elas afinal cada uma tem sua mania, exemplo: a minha vive atras da geladeira por ser quentinho ou em um canto da parede de cara...rsrsrsrs detalhe reptes amam lugares quentes! Uma vez tive que viajar e levar minha mary jane (tartaruga) ela fico com medo e enfio a cabecinha para fora encostando no meu dedo, ou seja um sinal de atenção por estar com medo, isso mostra que são carinhosas. Mais se a casa e Okay e tem terra folhas para ela ta tudo perfeito! Mais se gosta muito muito mesmo de abaçar e de carinho para todos os momentos, aconselho um cachorrinho ou um gatinho ate um hamister ou porquinho da india pós como disse tartarugas nao ficaram por mto tempo querendo carinho direto e são que nem pessoas, tem dias que não quer nem ser pegada pq quer dormi ou ficara fungando se não quer carinho. ^^

    (OBS: desculpe os erros de português)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo16/8/12

    Tenho uma tartaruga jabuti de 3 meses , hoje ele esta se arrastando pelo chão , como se estivesse se cocando , faz 3 dias que ela nao faz coco , tem como me ajudar ????

    ResponderExcluir
  12. Yo desculpe de morar arresponder.
    Bom minha tartaruga, ela se arrasta as vezes pelo chão quando esta cansada, e com preguiça, tartarugas fazem isso após fazer xixi para se secar. Eu ainda estou procurando respostas para isso, pós também não sei quando a minha fica 2 a 3 dias sem fazer coco, e entendo sua preocupação. Apesar que sempre depois que ela bebe agua ela já esta fazendo xixi, e acostumamos colocar ela em um cantinho para fazer coco, então ela identifica que e ali onde ela faz suas necessidades, se ela tenta sair e pq realmente não quer fazer. Mas a minha ja chego a ficar 4 dias sem fazer coco. Espere esse tempo se não a leve em um veterinarinario, que podera obter as melhores respostas. E tente fazer a dica que sitei, arrume um cantinho não mto grande e nem muito pequeno assim que ela acabar de comer não espere e a coloque lá. Faça pelo menos 1 vez ao dia. Assim ela ira se acostumar com o lugar e ficar mais fácil de entender que e hora de fazer coco.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo24/5/13

    amei,tirei algumas dúvidas,minha nina agradece

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/9/13

    Olá!Tenho um casal de tartarugas,que costuma ficar 3,4 até 5 dias parado em um canto e não sai nem pra comer,gostaria de saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são filhotes? Porque se forem é normal. Exemplo um bebe dorme o dia todoa gora imagina um bichinho que já é normal dormi de mais? Se não forem é um pouco estranho, mas isso ocorrer também em épocas de muito frio que elas hibernam então elas dormem mesmo nem adianta. Mas se estiver sol as coloquem para tomar banho de sol pela manhã é vitamina e fortalecedor para seus cascos, após colocar a minha para tomar sol ela passou ficar bem energética ate de mais.

      Mas indo a resposta é normal sim uma tartaruga fica sem comer em media de 4 dias, mas não é muito bom. Então em uma certa hora do dia tente acorda las e dar comida tipo as pegar e colocar próximo a comida não deixando a comida lá e deixar elas quietas porque muitas vezes nem vão ver a refeição e vão continuar dormindo.

      Se elas não comerem depois de algumas horas repita novamente, caso ainda assim elas não comam e porque realmente não estão com fome ou não estão aceitando a refeição oferecida. Se elas forem terrestres experimente dar frutinhas diferentes e comprar uma ração especial para tartarugas, aconselho dar tomate elas amam tomates. Se forem aquáticas aconselho comprar só a ração especial para as mesmas, já que o cheiro é atrativo. Antes de todas as refeições lave bem as mãos tirando qualquer cheiro que possua, elas não reconhecem a comida se possuir um cheiro diferente. Sempre de agua antes das refeições, muitas vezes pode ser cede por isso não comem.

      Se a refeição é sempre a mesma oferecida pode ser que elas estejam só enjoadas da refeição ou só queiram comer quando realmente tiver fome. Então experimente fazer o que mencionei no segundo e terceiro paragrafo.

      A minha também só dormia e não comia ou só quando queria. Então passei educar seu horário de comida, isso beneficiou ate a hora da evacuação. Mas antes de praticar eu me informei para saber se não faria mal ao animal, pelo ao contraio o veterinário aconselhou fazer. Assim passei a praticar acorda-la todos os dias pela manha e dar suas refeição de inicio ela comia as vezes não ou comia mais tarde... mas de tanto persistir com tempo ela foi acostumando e passou a sair sozinha procurando a refeição.

      Excluir
  15. Anônimo10/3/14

    Ola, A minha tartaruga é um tigre d'agua adulto de 4 anos, ganhei ele agora... a minha duvida é a seguinte onde ele morava é uma cidade bem quente e agora esta em um clima mais fresquinho tem algum problema essa mudança repentina??? provisoriamente ele esta dormindo dentro de casa mais durante o dia ele fica nadando bastante em um recipiente bem grande onde deixei só pra ele... mais de noite ele entra sozinho para a cozinha e dorme embaixo de algum lugar quente por lá, seria melhor eu fazer um reservatório de agua pra ele e deixar ele andar como esta ou por ele em um aquaterrario??? e sobre a hibernação? estou bem preocupada com essa parte me explique por favor e me de todos os detalhes da hibernação por favor. Desde já agradeço e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, como vai? Primeiramente desculpe pela demora a responder. Compreendo sua situação, essa raça de réptil é acostumada com locais mais quentes, mas se o local que atualmente mora é mais fresquinho ela não vai sentir tanto. Porém pode ocorrer dela ficar dormindo bastante como uma hibernação, porém não é isso e mais uma adaptação de ambiente pós também esta com novos donos. Isso que ele faz é sinal que esta tudo bem, se durante o dia ela sai nada normalmente e de noitinha se recolhe para dormi esta tudo, okay. É normal procurarem um local mais quente, úmido e escuro para descansar.

      Alguns deixam só em aquário, mas sempre aconselho fazer um reservatório que tenha tanto água quanto terra, assim o próprio animal pode decidir se quer nadar ou andar já que faz um pouco dos dois. Irei lhe passar um link que explica muita coisas sobre isso, mas qualquer duvida pode perguntar.

      http://www.maisnatureza.com/animais/tartaruga-tigre-de-agua/

      Um detalhe que quero lhe dizer, nem todas as tartarugas criadas em casa hibernam de verdade como se estive na natureza, exemplo a minha fica bastante dorminhoca mais não dorme direto, do nada vejo ela nadando ou saindo para comer. Tanto a minha de agua quanto de terra, mas algumas realmente dormem durante alguns dias direto. Espero que isso possa lhe ajudar.

      Excluir
  16. Anônimo10/3/14

    Ola, A minha tartaruga é um tigre d'agua adulto de 4 anos, ganhei ele agora... a minha duvida é a seguinte onde ele morava é uma cidade bem quente e agora esta em um clima mais fresquinho tem algum problema essa mudança repentina??? provisoriamente ele esta dormindo dentro de casa mais durante o dia ele fica nadando bastante em um recipiente bem grande onde deixei só pra ele... mais de noite ele entra sozinho para a cozinha e dorme embaixo de algum lugar quente por lá, seria melhor eu fazer um reservatório de agua pra ele e deixar ele andar como esta ou por ele em um aquaterrario??? e sobre a hibernação? estou bem preocupada com essa parte me explique por favor e me de todos os detalhes da hibernação por favor. Desde já agradeço e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, como vai? Primeiramente desculpe pela demora a responder. Compreendo sua situação, essa raça de réptil é acostumada com locais mais quentes, mas se o local que atualmente mora é mais fresquinho ela não vai sentir tanto. Porém pode ocorrer dela ficar dormindo bastante como uma hibernação, porém não é isso e mais uma adaptação de ambiente pós também esta com novos donos. Isso que ele faz é sinal que esta tudo bem, se durante o dia ela sai nada normalmente e de noitinha se recolhe para dormi esta tudo, okay. É normal procurarem um local mais quente, úmido e escuro para descansar.

      Alguns deixam só em aquário, mas sempre aconselho fazer um reservatório que tenha tanto água quanto terra, assim o próprio animal pode decidir se quer nadar ou andar já que faz um pouco dos dois. Irei lhe passar um link que explica muita coisas sobre isso, mas qualquer duvida pode perguntar.

      http://www.maisnatureza.com/animais/tartaruga-tigre-de-agua/

      Um detalhe que quero lhe dizer, nem todas as tartarugas criadas em casa hibernam de verdade como se estive na natureza, exemplo a minha fica bastante dorminhoca mais não dorme direto, do nada vejo ela nadando ou saindo para comer. Tanto a minha de agua quanto de terra, mas algumas realmente dormem durante alguns dias direto. Espero que isso possa lhe ajudar.

      Excluir
  17. Para saber se a tartaruga é fêmea ou macho olhe a barriguinha dela...se for funda é um macho pois serve para se encaixar em cima da fêmea na hora de acasalar,se for lisa é fêmea.. :)

    ResponderExcluir
  18. Anônimo27/11/14

    tenho um filhote de jabuti e está com mais ou menos 4 meses e a dois dias não quer comer só bebe gua e ontem ela estava mt esperta e até caiu do cercadinho dela e hj ela andou bastante mas por volta do meio dia ela parece que está morta oque faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 meses é uma fase que elas são realmente levadinhas e por isso exige um pouco mais de atenção, mas se ela estava ainda se movimentando e bem esperta mesmo depois que caiu significa que esta bem, pois normalmente ela são bem teimosinhas e mesmo depois que caem continuam aprontando . Mas as vezes ela só está dormindo profundamente, pois gastou bastante energia. Tente interromper o sono dela e se ela fizer barulho como um sopro baixinho (pois como é filhote seu barulho é quase imperceptível) e veja se ela se mexe, se se mexer estará viva. Sobre a falta de apetite é comum que elas fiquem alguns dias sem voltade de comer é por vários fatores; se o tempo está frio ela hiberna e armazena a comida, então estara cheia. Enjoada da comida, experimente dar algo diferente para ela, algo que chame atenção como rosas, tomate são duas coisas que elas amam, ou então ração especial para jabutis tem o aroma atrativo então ela vai comer, mas se der sempre ela vai enjoar por mais gostoso que achem. Verifique se ela e vacuou, se não ela está empanturrada e não vai comer direito até por tudo para fora, mas não tem como acelerrar tem que esperar ela fazer sozinha. Mas se ela está bebendo agua já é muito bom! Pois são animais que bebem bastante agua então mesmo que não esteja comendo no momento sempre empurre um pouco de agua. Assim que ela sentir fome irá comer, mas sempre ofereça algo pois uma hora ela vai comer. ^^ Mas dê uma mechida nela para ver se ela se mexe, ok? Ela deve estar cansada depois de um dia bem agitado.

      Excluir
  19. Olá, eu tenho uma tartaruga igual a sua e estou querendo saber a raça ,qual e a raça da sua tartaruga ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris a minha é Jabuti Piranga. =3 Tem bolinha e parte de cima da cabeça vermelha.

      Excluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345