13/02/2013

Domínio com UOL Host + Configuração


Boa noite pessoal, desculpem meu sumiço esses dois dias. Como desculpas venho fazer um big tutorial, irei mostrar como comprar e configurar no blog. Mas antes de começar o tutorial irei falar um pouco sobre o que é domínio domínios e subdomínios. Eu sei que muita gente tem dúvida se deve trocar o .blogspot.com.br para .com ou .com.br como .net também, pós eu fui uma dessas pessoas já. Antes de mim trocar o domínio do meu blog fiz várias pesquisas, perguntei para vários donos de sites e pessoas que trabalham com isso, para me sentir totalmente segura e também de poder dizer o mesmo a vocês.

Então hoje irei fazer uma post um pouco grande, irei falar sobre o que é domínio as vantagens de ter um, como comprar um domínio e configurar ele no seu blog. Irei fazer passo a passo espero que isso possa ajudar vocês assim como me ajudaram.

O  que é um domínio?

É nada mais que um nome que serve para localizar e identificar um site, ele facilita a memorização de  endereços na rede. Sem um domínio teríamos que memorizar uma grande sequência de números como de um IP de computador. O domínio e exatamente o nome que fica atrás do endereço de seu blog como o do blogger "blogspot.com.br.".


O  que é um subdomínio?

Um subdomínio e um domínio criado aparti de outro domínio, ou seja o primeiro. Tipo passarei um exemplo loja.bunnycrazy.net é um sub domínio do bunnycrazy.net. Isso é um sub domínio quando ele é criado de um domínio principal.


Vale a pena gastar é ter um domínio?

Sim realmente vale muito a pena, é claro se você pretende manter seu blog por bastante tempo. Se você não tiver condições de manter um blog ou não aguenta ter um blog, aconselho, não comprar. Mas se o seu blog esta subindo a tona e sabe que dara certo, invista nele já que não sera perca de dinheiro. A primeira vantagem de ter um domínio é quer da um ar de profissional ao seu blog, exemplo você vai em um blog é pede afiliação, parceria ou simplismente quer entrevistar alguém, o seu domínio vai dar a certeza de que você realmente leva o seu blog à sério. Outra vantagem é o diretos sobre o nome, um pequeno exemplo uma pessoa quer registrar um nome como sendo dela, então verifica se já tem dono ou se já existe algo parecido. Se ver que tem um endereço como .com ou .com.br ou algo similar, pensará: "Esse já tem dono!", então tem bem poucas chances de ter nomes iguais ao de seu blog.


  Quanto custa um domínio?

Um dos mais acessíveis, é o UOL Host que também é o que eu uso. Antigamente ele custava R$ 15,00 para .com é .net sendo um pouco mais caro para .com.br, mas no inicio de 2013 deu uma aumentada e foi para R$ 19,99. Você compra ele por boleto bancário ou por cartão de crédito, qual achar melhor. O serviço é de um ano e três meses antes do domínio expirar, o serviço UOL Host te manda um e-mail para renovar o domínio. Assim você pode renová-lo antes que expire.


Criando conta & Comprando domínio

Bom acho que já deu para entender um pouco sobre domínios, né? Então agora irei ensinar como comprar um domínio no UOL Host, não é tão difícil, primeiro entre no site do Uol Host. A pagina principal sera aberta e então role a pagina abaixo, ate encontrar essa barrinha, nela coloque o nome que você deseja pra domínio. Então clique em "Buscar".



Se o domínio estiver disponível, clique em "Registrar", caso não esteja, use a busca no topo para achar um novo domínio, experimente trocar o .com  por .net ou outros as vezes pode ter um liberado. Quando terminar deixe só marcado o domínio que você quer.

Depois de clicar em "Registrar" vai abrir essa pagina, clique em "Continuar". Não selecione a caixinha que diz "Contrate agora com seu domínio um plano de Hospedagem...".


Coloque o email que queira usar. Se você já tiver uma conta no Uol ou Uol Host, use ela. Caso não tenha conta coloque um email seu que sua conta sera criada automaticamente.

 Vai abrir uma outra pagina como a que mostrarei abaixo, é obrigatório preencher toda ela menos nas partes opcionais, eu praticamente já expliquei tudo na imagem.


 Preencha todos os campos, depois de tudo feito marque a caixinha " ". E clique no grande botão "Continuar", não esqueça de me colocar como indicação viu? rsrs

Sua conta já foi criada como também já fez sua compra, agora escolha uma das opções abaixo e conclua. Eu prefiro por boleto bancário é a forma mais segura e fácil de efetuar o pagamento. Se você quer pagar por cartão, escolha a opção "Cartão de crédito" como forma de pagamento. Eu não sei como é o procedimento por cartão, então não posso explicar aqui.

Se escolher por boleto finalize a compra, abaixo vai estar escrito imprimir você pode fazer na hora caso não tenha uma Scâner e vai em algum lugar para imprimir, não se preocupe eles mandam uma copia para seu email. O boleto e valido apenas por 3 dias após esse tempo, ele fica invalido e qualquer pessoa pode pegar o nome. Após tudo pago tem prazo de 3 dias para a confirmação, mas pode ocorrer antes como foi comigo, que em um dia foi confirmado. Quando for confirmado eles vão mandar uma mensagem para sua caixa avisando.


Configurações no Uol Host

Agora aqui é onde o tutorial começa de verdade. Vamos fazer uma pequena configuração, para isso abra sua conta e cliquem em "Resumo da Conta" uma pagina assim era aberta e clique a onde estou indicando.

Uma nova pagina sera aberta com o nome do domino comprado, ele estará em verde. Então marque o seu domínio e depois clique no menu suspenso escrito "Mais Ações". Vai abrir uma pequena listinha e clique no "Gerenciar zona DNS", como mostro na imagem abaixo.



Uma nova pagina vai ser aberta e clique lá em cima onde ta escrito "Domínio". Mais uma vez, marque o seu domínio e depois clique no botão "Mais Ações...", depois em "Gerenciar DNS".

Uma janelinha sera aberta e preencha os campos com as essas informações:

Tipo: CNAME
Entrada: www
Valor: ghs.google.com

Então clique em "Criar". Esses dados são os padrões para todos os blogs do Blogger, não tem nenhuma diferença, então pode por esses.


Agora vamos criar outro direcionamento sem o "www". E necessário fazer esse passo pós se você parar aqui, as pessoas não vão conseguir entrar no seu blog sem colocar o www, então preencha o mesmo formulário, só que agora com essas informações:

Tipo: A
Entrada: @
Valor:74.125.45.121

Não adianta colar o número, tem que digitar mesmo. Então clique em "Criar". Esses dados também são padrões para todos os blogs do Blogger, não tem nenhuma diferença. Porem o número tem que estar exatamente assim como mostro na imagem, em cada caixinha certinho.


Suas configurações estão prontas, agora vamos configurar o domínio do blog. Mas não feche essa janela!

Configurando seu domínio no blogger

Viram porque esse tutu viro um big tutorial rsrs? Mas calma já estamos perto do final, entre em seu painel e selecione o blog que vai adicionar o domínio vá até a guia então clique em "Configurações". Uma pagina como na que mostro abaixo, vai ser aberta. Então clique onde eu mostro na imagem  o link  "+ Adicionar um domínio personalizado".


Clique no link "Alternar para configurações avançadas".

Digite o  novo domínio com o www. na frente e depois clique em "Salvar". Vai aparecer uma mensagem em vermelho dizendo "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12", como mostra a foto abaixo:

 (Imagem do blog Doce Sonho de Menina)

Copie  o código que esta destacado em roxo (obs:para cada blog tem um código diferente, não adianta copiar o que esta na imagem). Então volte naquela janelinha que fico aberta do Uol Host e crie um DNS com o tipo CNAME e em "Entrada" cole o código menor. Volte no Blogger e copie o código que esta destacado em verde e no painel do UOL Host, coloque em "Valor". Depois clique em criar. Coloque tudinho assim:

Tipo: CNAME
Entrada: Cole o código menor em roxo
Valor: Cole o código maior em verde

Depois volte no blog e clique em "Salvar". Se fez tudo certinho ele salvará direitinho. Uffa finalmente terminarmos, espero que tenham gostado, a ultima imagem é do blog DSM, como o meu já estava com os códigos no UOL Host, não aceitou pegar novamente, então tive que caçar na web a ultima parte. Mas espero que tenham gostado do tutorial e entendido.

17 comentários:

  1. Anônimo13/2/13

    Isso que é BIG TUTORIAL! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Amei o post deixou ele bem explicado, mas ainda não irei por domínio, mas daqui uns meses irei por sim.. Beijos flor >3<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Roh, fico contente que tenha gostado ^^
      Deu trabalho rsrs mas ainda bem que fico bem explicado. Beijokas

      Excluir
  3. nossa que legal Wendy...
    miga to pensando seriamente em comprar meu domínio,
    mas vou faze-lo quando mel livrar da escola e ter meu tempo para me dedicar a ele...
    mas o meu blog ainda é pequeno e mesmo o amando muito falta muito para ele se tornar um blog legal..
    mas amei seu tutorial e a dica..

    ps: também ODEIO CARNAVAL...

    kissus... desculpa mas quem anda mega sumida sou eu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta muito para ele se torna um blog legal? Miguxa!!!
      Realmente seu blog não é só legal, ele é perfeito! E vai crescer muito ainda ^^ mas fico contente que tenha gostado do tutorial hihi

      Mas tudo bem, eu compreendo escola realmente nos ocupa muito.

      Excluir
  4. Vou esperar 500 seguidores ou até Julho . Acho b em melhor o dominio do Google , já tive vários problemas com o Pagamento que constava em debito mesmo eu ter pago . Amei seu novo dominio , mas por que não .com ? Acho estranho .net !

    Beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Ammy, realmente o do Google e bom. Porem quis fazer um teste de usar o Uol desta vez. Não usei em .com porque já esta em uso de meu portfólio, então neste para ter o mesmo nome coloquei .net ^^

      Então já vi que vai trocar rapidinho, rsrs já que seu blog recebe bastantes seguidores.

      Excluir
    2. Nem tão rápido !

      Excluir
  5. Awn muito obrigada por fazer esse post*--*, eu acho que no próximo mes eu compro o dominioo.. *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zelooo!!! *-* Nyah rsrs
      Mas fico contente que tenha gostado do post, fico feliz que tenha lhe ajudado. Mas compra sim.

      Excluir
  6. Anônimo17/9/13

    Olá, amei o tutorial tenho um blog sobre o stardoll, comprei o domínio e já fiz todo o passo-a-passo seguindo esse post, queria saber se é normal aparecer um erro no site dizendo: Ops! O Google Chrome não conseguiu localizar www.stardollvipdivas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fofa desculpe a demora para responder, geralmente demora um pouquinho para o domínio ser estabilizado e muitas vezes para aparecer, mas fiz o teste aqui e entro perfeitamente.

      Excluir
  7. Eu quero comprar um dominio. Mas bem lá pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo espero que compre em breve. Eu também esperei um tempinho para comprar o meu coisa de uns 2 anos, para ter certeza do que queria o nome. ^^

      Excluir
  8. Olá, poderia me responder eu quero comprar um dominio e o valor saiu por R$ 39,90/1ano. A minha dúvida é se todo mes eu vou ter que pagar 39,30 ou eu vou pagar 39,90 para mim ter o domínio durante 1 ano e pagando somente uma vez. Eu estou achando muito barato isso

    ResponderExcluir
  9. Olá Laysla tudo bom? É anual, você paga R$ 39,90 apenas uma vez por ano, quando estiver completando quase um ano o site ira lhe avisar que esta para expirar, mas tem prazo de 3 meses para pagar apois o vencimento para pagar novamente. O preço é baratinho mesmo rs é bom para facilitar as pessoas de terem dominio. Mas deve prestar atenção ao comprar, para não comprar hospedagem... pois elas sim se paga todo mês e se fizer o pacote anual sai bem carinho, mas o dominio sai de graça.

    ResponderExcluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345