29/09/2013

Debate: Porque as musica infantis são geralmente macabras


 Faz bastante tempo que não trago assuntos "diferenciados" para o blog, então a postagem de hoje é meio que minha opinião e uma pergunta para vocês, quero saber a opinião de cada um, então nada de comentar coisas do tipo "nossa que legal", certo? A pergunta é " na sua o opinião porque as cantigas infantis são geralmente macabras?" eu já me perguntei isso a muito tempo e hoje quando estava jogando Dishonored me lembrei. Qual mãe, pai, alguém querido nunca cantou cantigas de ninar para os filhos, sabe aquela de embalar seu sono de forma doce e tranquila mostrando aquele momento de carinho, anos depois vem a fase das brincadeiras de ficar ate depois das 17 brincando na rua de gritar, correr, brincar e de roda brincadeiras da época de nossos avós, bisavós, trisavós, tataravós (tetravós), penta-avós, hexa-avós, heptavós, octoavós,  eneavós e decavós ahh... qual vem depois mesmo? ...bom acho que deu pra entender que é bem antiga. haha Gente o post ficou aparentemente grande,porque coloquei trecho de cantigas então fez parecer grande.

Minha mãe sempre cantava para mim dormi criando suas versões engraçadas, tudo porque ela nunca achou educativo (eu não sabia na época), mas na minha infância brinca muito de roda cantando tal canções, mesmo não gostando das letras mas achava divertido rodar e fazer uma roda com mais de 30 crianças junto. Mas vocês pararam para observar as letras destas canções? Algumas mostram violência, acusar injustamente outra parecem possuir duplo sentido, vou mostrar alguns exemplos, as opiniões abaixo muitas foram encontradas na web e dei uma pincelada.


"Se esta rua fosse minha...nesta rua, nesta rua tem um bosque, que se chama SOLIDÃO, dentro dele, dentro dele mora um ANJO, que roubou meu coração." Apesar de aparentar que não essa canção é bem triste se for olhar profundamente ela fala sobre caminho, solidão e anjo isso não passa a impressão de que alguém morreu...

"Atirei o pau no gato...mas o gato não morreu..." desde crianças recebemos lições de não maltratar os animais, mas isso não é um incentivando a maltratar os animais? "atirei o pau no gato-to-to" alguém fazer isso não é com boas intenções,  mas o que intriga mesmo é o "não morreu" mas isso não soa como uma palavra de frustamento por não conseguir matar o gato ou de aviso que ele não morreu? Algo que não havia observado ate hoje é que também tem sadismo na música, "dona Chica admirando-se com o berro que o gato deu" pelo que eu saiba admirar-se com algo é quando você vê aquilo como algo bonito ou prazeroso, então ela acho bonito o que a pessoa fez com pobre do gato ou sentiu prazer em ver o animal sentir dor. De qualquer forma esta errado.


"Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." essa cantiga ao meu ver trabalha no lado psicológico e fala sobre abandono e sequestro. Exemplo a Cuca-Bruxa-Monstro da floresta vai pegar você quando estiver sozinho em casa, já que mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar. Ate entenderia de se fosse "nana neném se não a cuca vai pegar" porque estaria dizendo para a criança ser boazinha, mas "que a" significa que sendo boazinha ou não ela vem pegar da mesma forma a criança. Outra coisa errada é como os pais podem ir trabalhar e deixar a criança sozinha em casa? Apesar de também passar a sensação que os pais já sairão e a criança esta com outra pessoa uma babá ou a própria bruxa já rondando a criança. Desde criança eu chorava ao ouvir essa música ela é macabra de mais, isto é coisa que se cante para acalmar um bebê que quer dormir tranquilo?

"Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta !" Já ouvi muitas coisas dessa cantiga, uma delas é pedofilia e sequestro, mas a única que acho que tem ligação é sequestro. Mas seja como for acho muito esquisito botar uma criança pra ninar falando pra ela que será levada por um boi da cara preta se ela tiver medo de careta. Mas qual criança não tem medo de careta???? Se a intenção é acalmar a criança, talvez o compositor não tinha uma ideia muito boa do que é "calma".

"O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." Aliança presenta união mas na canção era frágil como vidro e se quebrou e o amor que já era pouco, quem é que casa amando "pouco" outra pessoa? Não mostra uma forma de desilusão na vida e se contentar com pouco amor. Entendemos que tudo na vida um dia acaba, mas canções infantis não tinham que ser felizes?!

"Fui no Tororó beber água não achei...achei bela morena que no Tororó deixei" acha uma bela morena no e deixa ela lá... passa a sensação de duas coisas. Que o cara não gosta de mulher e a outra é ensina meninos não brincarem com meninas sabe aquela famosa frase "menina brinca com menina, menino brinca com menino"? Qual é o problema das crianças brincarem juntas? Crianças só pensam em brincar não vão se matar nem se molestar a maldade só existe na cabeça de quem pensa assim é o pior tipo de lição que existe.

"A canoa virou pois deixaram ela virar foi por causa da (nome da criança) que não soube remar..."Canção suicida  além de rogar uma praga horrível para a canoa virar, ainda acusa-se uma criança de ser culpada do naufrágio... e mais adiante falam em deixar a pessoa no fundo do mar. Claro que tem a parte que explica "se eu fosse um peixinho e soubesse nadar. Eu tirava a (nome da pessoa) do fundo do mar" certo não salvo porque não sabia nadar, mas quem é o ser inteligente que entra em uma canoa que é pequena, não sabe nadar e vai se aventurar no mar, pelo que eu saiba canoas são feitas para lago. Que morrer mesmo!!! "Siri pra cá. Siri pra lá" isso significa balançar, ou seja canoa viro não foi porque tal pessoa não sabia remar é porque estavam balançando a canoa, a pobre da criança foi acusada injustamente. E se a canoa viro todos estavam fora da embarcação, para só um afundar e que o resto sabia nadar e mesmo assim não salvaram a pessoa que afundo. Apesar de suicida também passa a lição como não fazer coisas desnecessárias e perigosas e que a mentira tem perna curta (que não sabia nadar, mas estava nadando é claro que também podiam estar agarrados na canoa).

Não estou dizendo que elas sejam ruins, nem que seja errado fazer com que a criança aceite algo contando coisas horríveis que estimulam o medo. Ate porque também as cantigas exercem um papel importante para a que a criança aprenda a lidar e elaborar seus medos, uma forma demonstrar os perigos do mundo lá fora, e ao mesmo tempo mostrar proteção dos pais como (vc está aqui comigo, eu defendo vc). Como também é um jeito de falar de perigos e medos de uma forma clara e segura, como exemplo a cantiga da canoa, por fazerem bagunça ela virou e um deles morreu os pais não podem virar e falar pra uma criança "cuidado a onde vai com seus amigos ein? você vai morre ein?! vai morrer!" desnecessário e será ate mais assustador, mas quando se é dito de forma carinhosa fica gravado, como ocorre na música Cai cai balão o menino quer que o balão caia na mão dele, vendo de uma forma maldosa ele vai morrer queimado, mas logo ele diz "não vou, lá não, tenho medo de apanha", então ele já tem guardado que aquilo não é algo para brincar. Então apesar de assustadores e ter um sentido horrível por outro lado também é educativa e passa lições para as crianças, apesar de tudo continuo a odiá las. Mas agora quero saber dos corajosos que leram ate o final na sua o opinião porque as cantigas infantis são geralmente macabras? Os 6 melhores comentários vão aparecer nessa postagem e na próxima vou deixar os links do blog de vocês para que a galera visite, então ate a próxima pessoal bons sonhos e cuidado com a Cuca e o Boi da cara preta.

86 comentários:

  1. Bem,a mim não me cantavam essas coisas,diziam é que vinha o Bicho papão e assim XD Mas a verdade é que eu achava que o Bicho papão era alguém bonito (minha imaginação: um polvo grande,vermelho,com dois olhos azuis e sorridente '-'),portanto não me assustava XD
    No entanto,tem razão quanto ao perguntar o porquê de nossos pais nos dizerem isso...na minha opinião,penso que era para assustarem as crianças mal comportadas,ou então,para que elas parassem de fazer asneiras...
    Não sei ao certo a razão,mas é isso que eu penso...
    Dessas cantigas todas,a minha favorita é a primeira *-*
    Nunca a tinha ouvido,mas depois de ler,fiquei com ideias para uma One Shot >w< Vou escrever uma baseada nessa cantiga *-*
    Essa do Gato,eu costumava jogar um jogo lá na escola primária (era óbvio que não atiaravamos nenhum pau XD era um jogo de mãos),mas nunca tinha ligado muito à letra da cantiga,só agora é que parei para pensar!
    Gostei mesmo desse post,bem original *-*
    Será que os pais ainda cantam essas cantigas de hoje em dia? XD

    Ja nee!!
    www.the-black-snow.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu tbm imaginava o picho papão como um polvo simpático que usava esmoquin o.O kkkk mas que bom que não lhe assustava, eu não tinha medo de bicho papão mas tinha de duendes então sempre fazia armadilhas no quintal e as fadas ajudavam kkkk Compreendo é uma boa opinião. Hahaha sério? Ohh estou ansiosa para ver a One Shot *3*

      A do gato eu cantava muitoo ao brincar de roda ele é do anel, mas nunca achei correto a letra do gato eu achava muito violenta kkk mas gostava de brincar. Acho que conheço esse jogo de mãos, também brincava muito com joguinhos assim época boa. Obrigada fico contente que tenha gostado e achado isso. Sim ainda muitos pais cantam bastante, mas crianças que cantam e fazem brincadeira de roda e de mãos acho que são bem poucas, raramente eu vejo.

      Excluir
  2. Nossa, quando já vi o título ri a beça, adorei o post, nunca fui muito fã dessas "músicas" infantis, cara, não paro de rir com esse post, vou até favoritar, kkk

    Eloísa do Having Cherry || Aguardo sua visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou engraçada kkkk fico contente que tenha gostado, somos duas que não são muito fã dessas músicas. Ebaaaa \o/ agora eu que tó rindo de felicidade aqui.

      Excluir
  3. Nossa que legal isso muito bom este post amor >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roh, fico contente que tenha achado isso. <3 Beijokas

      Excluir
  4. Nossa... Nunca tinha percebido...
    withoutkawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi é assim mesmo, eu também ate um tempo atrás também não havia. Mas obrigada por comentar Ju >3

      Excluir
  5. Gente, nunca tinha prestado atenção nessas coisas (tirando sobre atirar o pau no gato, sempre achei essa musica horrorosa).
    A do bosque e a do anel são realmente tristes, minha mãe cantava quando eu ia dormir e eu ficava em uma melancolia só ;-;
    Será que no começo as musicas não eram diferentes e com o passar do tempo não sofreram uma adaptação?
    Como na observação da musica da "Cuca", pode ter acontecido a mudança do "se" para o "que" . Não vejo como pode ter acontecido na musica da canoa mas na época em que a cantiga foi criada tudo era mais macabro (como os contos dos irmãos Grimm)
    Enfim, falei falei e não disse nada...
    Ótima matéria *u*
    Oppa! Doramas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do gato é realmente horrorosa, mas só hoje vendo realmente vendo a letra percebi que não tem só violência nela, como mais coisas que não citei na postagem, porque ia ficar gigantesco. o.O A música do bosque não tem coisa errada em si, mas é triste sempre que ouvia ela também ficava com melancolia sem nem saber o porque. Boa observação não havia pensado nisso realmente elas podem ter sofrido uma adaptação como os contos dos irmãos Grimm, porque a ouvir são como os contos modificados, infantis mas com significados cruéis. Hihi gostei muito de seu comentário achei uma observação muito boa, obrigada linda.

      Excluir
    2. Wendy eu estava vendo uma aula de literatura no cursinho sobre o Manuel Bandeira e pasme o "Anel de Vidro" é uma poesia dele. Não sei se todos sabem mas quando comecei a ler fiquei muito feliz pois a poesia dele já tinha sido inserido na minha infância. O que também volta para para o comentária da readaptação pois a poesia é bem mais erudita.
      Nossa, fiquei muito com cara de "Q" quando li a poesia.

      Excluir
    3. Serio? Pelo nome eu não me lembro bem, mas não me é estranho mas darei uma olhadinha, sim e digo o que achei. Que chique faz curso ein? *3*

      Excluir
  6. USHAISHIAUHS' Adorei o post, sério mesmo, está nos favoritos. Quem está cantando "a cuca vem pegar" para a criança? x_x ~Medo~

    Uma música que me dá arrepios é a "Se essa rua fosse minha" acho que tenha uma mensagem muito bonita, mas muito mais macabra e-e

    Gente, super de acordo com tudo que fora dito aqui ;A;

    @TK | the-kawaiis.blogspot.com.br | Chu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou. <3 Ebaaa favoritos!!!! \o/
      Dá medo sim ç.ç toda vez que escuto essa música vem cenas na minha cabeça de uma cabana antiga e uma mulher ninando um bebe, não sei porque. Eu acho essa essa música bonita, melodia gostosa mas a letra é realmente macabra, ainda mas quando se diz "bosque que se chama solidão", que bom que gostou. Obrigada.

      Excluir
  7. Acho que é assim que se forma os psicopatas -q
    Não tem muita lógica você colocar uma criança para ouvir isso. Eu não colocaria um filho meu para ouvir músicas com essa letra. O que eu acho irônico é que quando crianças eles colocam isso para as crianças e quando crescem não querem que eles ouçam músicas "pesadas" com letras que estimulam a violência ou qualquer coisa do gênero. Temos que tomar cuidado com o que fazemos com as pobres crianças. Vai ver que na época que eles criaram isso devia ter muito perigo, daí eles tentavam ensinar isso as crianças, que nem o conto da chapeuzinho vermelho, já viu a versão original?? É que o lobo na verdade era um pedófilo que "usou" a vovó e a Neta depois esquartejou a pobre vovó. Ou talvez eles quisessem matar mesmo as crianças e as preparavam para a morte e para elas não "chorassem" ou fizesse barulhos (para não chamar a atenção), cantavam isso para elas dormirem, contando para elas o seu futuro u-u

    @TK | the-kawaiis.blogspot.com.br | Chu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahs Nossa, mas pior que é verdade! Um exemplo vídeo games, falam que é mal exemplo por serem violentos, mas cantam cantigas com letras violentas é claro que também temo porque mas não acho correto. Verdade pode ser que seja realmente isso, o conto da chapeuzinho vermelho eu tenho um maior medo kkk mas gostei de sua opinião, realmente pode ser por essa razão das músicas serem assim.

      Excluir
  8. Cara, eu nunca fui muito chegada em essas musicas de criança. A unica que eu sempre gostei e gosto muito ate hoje é a " Se essa rua fosse minha". Eu sou xonada por essa musica!
    Nunca pensei de fato sobre o real significado dessas musicas. Mas olhando por esse lado, são bem assustadoras. 'o' Aigoo.
    Chu~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe verdade, mas também não podemos olhar só pelo lado adulto e negativo porque também elas tem seu lado positivo. Apesar de mim nunca ter gostado delas em si só a "Se essa rua fosse minha, eu não cantaria para um filho meu. Obrigada por comentar Lay

      Excluir
  9. Ceus que curioso, nunca tinha pensado nisso :o E eu adoro musicas infantis :o

    Beijinhos**
    SahhChan
    http://shinning-souls.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo =3 Ah que legal eu gosto mais dos contos principalmente os alemães e Holandeses.

      Excluir
  10. rsrsrs Acredita que eu já tive medo sim dá cuca e do boi da cara preta e também chorava ás vezes pensado ou ouvindo a música e concordo plenamente com você e sim tenho bastante dúvidas com relação e não gosto nem um pouco de cantá-las para crianças, embora cresci ouvindo, minha vó sempre ensinava cantigas de roda pra mim e minhas primas. Essa semana mesmo eu estava pensando na letra da música atirei o pau no gato e gostei da sua forma de pensar sobre todas ás músicas. Uma vez eu ouvi falar que o boi da cara preta representa Belzebu o que eu não duvido porque é tanta coisa oculta por trás destas músicas e fui no tororó sempre passou á impressão pra mim que á morena foi usada e depois abandonada mais gostei do seu ponto de vista . Enfim na minha opinião essas músicas apenas fazem ás crianças crescerem com medo e desiludidas o motivo sinceramente eu não sei. Mais gostaria muito de saber.

    Mundo de Liina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito porque eu também tinha, menos do bicho papão mas eu ficava fazendo armadilhas pelo jardim pra pegar eles rsrs, obrigada por gostar de minha opinião, aconteceu comigo assim como você cresci ouvindo as de minha vó e tias, mas admito que brincava de roda. Também já ouvi falar de comparações de Belzebu com a do boi e não duvido nadinha. Também gostei do seu ponto de vista do tororó não havia pensado desta forma. Entendo gostei muito de sua opinião agradeço por comentar Carolina.

      Excluir
  11. ' SHSAUHSHUAS meu deus, nunca parei pra pensar no significado das cantigas, mas são bem macabras mesmo, mas não deixam de ser " educativas " por um lado da coisa, mas acho que não tem nada de mal nas cantigas, e cantar - las para os filhos, essa aqui "Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." na minha opinião é a pior, sempre tive um certo medo pskaoska .-.

    ~ Beijos Wendy ;*
    cantinhodaslovelys.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tauane obrigada por comentar, fico contente que tenha vindo participar. Verdade são macabras mas educativas também. Verdade essa é bem assustadora, sempre via vultos quando ouvia ela. kkk beijokas linda

      Excluir
  12. Verdade pequenos detalhes são realmente bizarros. Porém é bem realistas.
    E outra coisa, quando a gente é criança, tudo em nossa volta é motivo para nos assustar. Ainda mais com essa músicas o.O
    Yuizinha/ Jogos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, tem razão. Hahaha sim sim, sei bem disse e é realmente verdade, qualquer coisa assusta crianças, mas também depende da criança e de sua imaginação, exemplo não tinha medo do bicho papão mas tinha da cuca e do boi de cara preta, tinha medo de duendes mas fazia armadilhas para pega -los, cada criança reage de uma forma sobre as canções mas boa parte fica com medo delas. Mas Obrigada por comentar Sunny *3* adorei sua opinião.

      Excluir
  13. Wendy Chan,já pus o seu presentinho no meu blog *w*
    Não é grande coisa,mas foi o que eu fiz nas férias lá em Ucrânia ^^''
    Gomen se não gostar Y.Y

    Ja nee!!
    www.the-black-snow.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh!!! Eu irei lá correndo agora mesmo para ver.
      É impossível não gostar *3* obrigada estou indo la ver.

      Excluir
  14. Suas observações foram ótimas chará, realmente essas canções tem algo que quando pequenas não conseguimos observar. Até me parece que existe uma creepypasta do boi da cara preta e lendas e mais lendas, confesso que sempre tive medo de cantigas e por isso eu só cantava "Se esta rua, se esta rua fosse minha, eu mandava eu mandava ladrilhar, com pedrinhas com pedrinhas de brilhante..." Não sei se há maldade na música, mas literalmente os compositores de todas essas cantigas erraram na hora de fazê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohayoo chará!!! Serio? creepypasta do boi da cara preta, vou procurar para ver se acho, hihi nos fomos duas Wendy. Eu também apenas cantava essa, em minha opinião não há maldade por trás dela é apenas uma canção triste. Se foi na intenção de faze-las para assustar não, mas caso ao contrario erraram muito feio. Mas acho que elas inicialmente não eram para crianças e fizeram uma adaptação, ou fizeram como forma de mostrar a realidade sem ser muito direto as crianças. Mas obrigada pelo seu comentário gostei muito de sua opinião.

      Excluir
  15. Eu sempre soube sobre a música "Que a Cuca vem pegar". Cara, como uma criança vai dormir sabendo que se dormir a Cuca vai lhe pegar? Outra que nunca gostei foi "Atirei o pau no gato". É incorreto maltratar os animais segundo o IBAMA não é mesmo? Então, pra que uma música dessa? E também há essa musiquinha que desde que eu era bebê tinha medo. "Boi, boi, boi boi da cara preta o.O" só eu que via vultos de chifres e olhos nas paredes quando escutava essa cantiga? Trauma até hoje...
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Eu no caso tinha medo, mas não sabia... Mas é verdade é algo bem absurdo sobre uma bruxa vir pegar a criança enquanto dorme. Ai mesmo que a criança não vai dormi, porque sabe que ela vai vir. É mais que errado maltratar os animas, mas infelizmente nesta época não existia IBAMA, mas mesmo que não existisse é errado da mesma forma, mas nesta época as pessoas comiam gatos, cachorros animais domésticos acho que por isso que não ligavam de canções assim pode observar tem pessoas das antigas ou que tem o estilo de vida das antigas comem ainda animais assim. Mandi você não era a única... eu via como ouvia tinha muito medo, por isso comecei a obter a mania de fazer armadilhas pelo jardim e o quarto (como se fossem funcionar mesmo kkk). Mas obrigada por comentar fico feliz que tenha dado sua opinião.

      Excluir
  16. Nossa, que post incrível Wendy !
    Gostei muito, eu também sempre achei que algumas cantigas infantis possuiam um lado ruim.
    cr4zy-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alisson *3*
      Verdade, acho que boa parte das coisas possui um lado ruim, mas positivo também. Mas obrigada por comentar fico feliz em velo por aqui novamente.

      Excluir
  17. Sabe, eu estou até com medo dessas músicas infantis...
    Minha mãe sempre cantava pra mim elas, eu achava legal porque eu não entendia nada.
    Eu sempre tive medo da Cuca, agora é que eu terei mesmo kkkkkk
    Gostei do post.
    Kissus.

    - Oh! Black Asian || ohblackasian.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Kath, desculpe não foi minha intenção deixa-la com medo. Desculpe...
      Mas é verdade não percebíamos por não possuir maldade ou não compreender todas as coisas, por isso dessas canções ela passam ensinamentos que ficam em nossas mentes sem perceber totalmente tudo. Mas algumas são muito exageradas e realmente dão muito medo como a da Cuca. Mas obrigada por comentar fico contente que tenha gostado da matéria.

      Excluir
  18. Realmente é assustador, rsrs

    http://blogmeusrascunhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre achei essas músicas "infantis" muito assustadoras. É claro que quando eu era pequena, minha mãe cantava alguma delas, ou quase todas. Uma que a minha mãe gostava muito e me ensinou era a: "se essa rua, se essa rua, fosse minha.."
    Nessa eu não vejo maldade, mas naquela da CUCA, gente, é de dar arrepios!
    Sério, eu nunca tinha percebido isso, até então eu cantava normal. Até para meus primos menores quando eu "tentava" fazer eles dormir kkkk
    Cuca pra mim é bruxa, e o que me dá mais medo é imaginar que uma bruxa bem feia vem pegar o neném assim que seus pais saírem '-'
    Outra, que a do "Boi da cara preta" eu pelo menos, interpreto como um monstro beeem feio, ou um demônio assustando uma criançinha. Tudo menos um boi ! o-o
    Isso é malígno kkkkkk

    sonho-oriental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi entendo, acho que todos mesmo que só uma vez já cantaram ela. Nela não há maldade apenas é triste, mas realmente a da Cuca é sinistra. Nossa bom não ha problemas em cantar como disse, também são educativas mas vai de criança para crianças como tem aquelas que aprende tem aquelas que ficam com medo. Mas realmente esta da Cuca e do Boi não são boas de forma alguma, obrigada por comentar Tay *3*

      Excluir
  20. Anônimo30/9/13

    já tinha reparado sobre as letras dessas cantigas, um tempo desses eu e minha mãe estávamos comentando sobre isso, começamos a falar a do "atirei o pau no gato" rsrsr' foi divertido.. minha mãe nunca cantou essas musiquinhas para dormir heuheuh' mas nos tempos da minha infância eu sempre brincava com minhas amigas e sempre cantávamos a do anel, e uma lá que não me lembro, mas sei que no final a última que sobrava no meio do círculo todo mundo gritava "lixeira lixeira lixeira" rrsrs' tinha umas que ficavam zangadas e parecia que levavam a sério...kkk' mas fora isso, era muito bom esses tempos T--T mas nunca fui de gostar dessas cantigas, sempre eu cantava a outra versão "não atire o pau no gato..."
    aquela "se esta rua ..." sempre me dava um pouquinho de medo, no tempo em que eu era da 1ª serie minha professora cantava ela pra gente descansar um pouquinho, tenso '-' rçrçrç'
    reservei um tempinho para ler seu post, muito legal, divertido e original. ameei <3
    bjnhss
    Candy-Strawberry.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é divertido uma boa conversa com nossas mães, sortuda em não dormi ouvindo estas músicas. Minha mãe não cantava mas de compensação ouvia na escola t.t Haha brincadeira de rodas sempre eram divertidas, conheço essa mas não me lembro da letra, sempre tinha algumas meninas que levavam a sério mesmo kkkk Conheço essa "não atire o pau no gato..." esta é bem melhor. Nossa dormi ouvindo esta canção é tenso mesmo, não vejo maldade nela mas é triste. Obrigada fico contente que tenha gostado e achado isso da postagem. <3 Amei saber sua opinião, beijinhos.

      Excluir
    2. Anônimo1/10/13

      nenhuma maldade msm rs' é que sempre imaginava tipo que alguém sombria ficava andando na rua, quando eu ouvia a musica vinha uma imagem de uma estrada bem escura e estranhamente estranha, mt estranho hauhua que estranho '-' POKASOAPOAS' e a professora sempre falava para a gente fechar os olhos e imaginar a gente nessa rua, e falava mts coisas boas e legais, e eu lá imaginando coisas "estranhas" huehue ~tenso
      bjnhss ^3^

      Excluir
    3. hsaushuash Sim estranho, mas uma mente fértil. Isso é bom!!! <3

      Excluir
  21. Eu também me perguntava bastante sobre "QUE a Cuca vem pegar" e " Atirei o pau no gato". Acho que elas são assim para mostrar as crianças os perigos da vida d um jeito mais 'leve', como você disse. Talvez seja até bom as músicas infantis serem assim para já deixar a criança alerta, porque imagina se uma criança cresce com TUDO na moleza, que tipo de adulto acha que ela vai ser? Bem, talvez não seja isso também, talvez seja só para dar adrenalina? Ou para divertir? Agora você deve estar se perguntando: "Como assim divertir?" A resposta é simples: Você assiste filme de terror? Se sim, porque? Por que os outros te obrigam? Não! Porque você quer ter medo, quer ter um pouco de adrenalina na sua vida repetitiva, quer dar uma "variada", quer ver se está preparado para os novos desafios da vida!
    Bom isso é o que eu acho.
    Bjs!
    Visita? >>>>http://onces-uponatime.blogspot.com.br/<<<<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante seu ponto de vista e realista, tanto um quanto o outro e realmente é verdade sobre filmes de terror, vemos para sentir medo e ter um pouco de adrenalina. Talvez seja por esta razão delas serem assim, gostei de verdade do seu ponto de vista! Beijinhos.

      Excluir
  22. Adorei o post. Acho que as canções infantis são macabras do nosso ponto de vista pelo fato de não levarmos tudo na "brincadeira" todos os avisos ficam guardados no nosso sub consciente talvez essa tenha sido a intenção do criador dessas canções alertar de forma lúdica sem terminar com a fantasia mas sempre mantendo o aviso de cuidado e tal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada miguxa Aika, legal seu ponto de vista, Bem interessante sua opinião, realmente pode ser por isso.

      Excluir
  23. Eu amei esse blog *¬*
    Eu também sempre achei estranho... mas, como essas músicas são passadas de pai para filho, e são muito antigas, então, bem... você sabe... errr... a mentalidade da época pode ser... da época que foi criada... é, eu acho que é isso. (com sempre, explicação boa que dou *sarcasmo*)
    Até mais o/

    -Little Big Madness-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico contente por isso. Hahaha entendi, entendi. <3 Bom ponto de vista. Obrigada por comentar.

      Excluir
  24. Oi Wendy, aqui eu denovo o blog n voltou mais eu abri um fan-site para uma diva tem como vc fazer um lay pra ele? é wordpress e a afiliação continua? vou te por como parceria ainda aceita? http://www.kpmidia.fangalaxy.org/ ainda vou continuar te visitando talvez o wordab volte n sei ainda estou a pensar

    Até maiis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena... hm legal um fan-site, interessante. A afiliação continua sim, irei por na minha elite. Luca faz muito tempo, muito mesmo que não mexo no WordPress então já deve ter mudado tudo por lá e o pouco que eu sabia não devera servir. Desculpe não poder ajudar.... Mas ficarei na esperança que o wordab volte um dia. Ate loguinho.

      Excluir
    2. Ele vai voltar sim por que eu não largo a Blogosphera por nada e também se eu ficar sem entrar fico um dia totalmente sem saber mexer direito por que ela tá mudando diariamente mais não tem problema eu entendo mais vc sabe alguém que saiba utilizar? é pq o tema que tá tipo sei lá eu n achei mt bonito da maneira que eu arrumei mais tenho mt esperança que o Wordab volte em 2014 no inicinho do ano mais quem sabe até lá eu n mude de ideia e antecipe? bom vamos vê né já te coloquei tbm na elite vou por ele em manutenção até achar algum design e eu estarei por aqui sempre haha ..

      Excluir
    3. Hmm de graça não conheço apenas uma que é pago e por volta de 100 reais, mas é muito bem feito e profissional. Tomara que sim estarei ansiosa para isso <3

      Excluir
    4. Tô voltando pra blogosphera (: não aguento ficar sem ela como eu mesmo disse o nome vai ser um novo até por que eu desdo inicio não achava Wordab mt adequado o nome do outro vai ser World Blue eu vou começar a organizar ele talvez logo logo mais não vai demorar muito basta eu ter tempo

      Excluir
    5. Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! Maneiro gostei do novo nome WB :3
      Mas com o tempo você organiza tudo direitinho ^^ fico feliz que tenha voltado.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Não largo o blogger por nada mais daqui pra lá tenho tempo o suficiente esse ano ou talvez esse mês

      Excluir
    8. hehe que booom!! \o/

      Excluir
  25. Eu realmente não faço a mínima ideia. Aqui em Portugal penso que os mais não cantam canções macabras. Mas talvez seja para avisar o subconsciente de uma criança dos perigos ou algo do género.
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me mudar pata Portugal então. *0* Também acho isso.

      Excluir
  26. Obrigadoooo POR colocar meu blog la do ladooo... brigadoo mesmo ah um pergunta
    Qntos anos vc tem?ahau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada ^^ espero que ajude. Já sou velha já tipo uns 150 anos, menos 130 anos. ^^

      Excluir
  27. uahushau achei que era a unica que me perguntava isso, cara amei suas observações, eu sempre achei as letras bem estranhas ç.ç'... mais nunca parei para filosofar, so me perguntava e depois me distraia com outra coisa kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu também me esquecia quando me distraia com outra coisa, mas desta vez eu lembrei e jásai correndo pra postar. Obrigada fico contente que tenha gostado, e obrigada por comentar.

      Excluir
  28. Eu nunca prestei atenção nas letras,mesmo porque nunca cantaram para mim dormir,
    mas agradeço não terem cantado porque eu já tinha medo de dormir sozinha imagina então como eu ficaria sabendo que o boi da cara preta e a Cuca iriam vir me pegar eu sendo boazinha ou não.
    Isso da medo as pessoas que criaram estas cantigas queriam assustar as crianças e não acalmá-las.

    http://sarang-cute.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sortudaaaaaa!!!! Eu fui torturada na escola ouvindo isso e pela minha vó rsrs eu ficava cheia de medo na hora de dormi kkk eu já tinha medo ate da geladeira que fazia barulho as vezes imagina um canção dessa. Isso é verdade porque não acalma mesmo. Obrigada por comentar linda.

      Excluir
  29. Anônimo4/10/13

    Crendospai.

    sabe a gente até canta as musicas e nem sabe o que tá dizendo, mas isso é cultura popular né, é algo hereditário, meio que obrigatório mas se for realmente parar pra pensar.

    #Crendospai

    Conhece a banda exo? se não visite meu blog, com certeza você vai adorar!
    {}

    #Seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsaushaus verdade, verdade. Nisso você tem razão é algo que sempre vai existi.

      Excluir
  30. Olhando por esse lado as musicas infantis são realmente assustadoras...
    Princialmente "ATIREI O PAU NO GATO" ensinado a criança a maltratar os animais.

    Post ficou ótimo... Abraços Wendy...
    Sendo um Otaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade essa música é muito ruim, acho ela muito violenta.

      Obrigada fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  31. Cara, cresci com estas músicas, mas nunca tinha percebido isso! Mas com este post abri meus olhos, essas canções falam coisas que mds. Eu nunca tinha reparado em "Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." para mim eu achava que se eu não dormi-se a cuca ia me pegar e a minha mãe se eu dormisse voltaria e meu pai também , SHASHUASHUAS. Crescemos com essas músicas mas acredito que muita gente (Assim como eu) não teriam reparado nisso!
    -q

    Kissus >o<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade muita gente não as repara, mas não quer dizer que sejam canções ruins em si, como disse na postagem. São canções para alerta as crianças e diverti-las e como se fosse uma historia de terror para crianças srs só não acho muito bom na hora de dormi. rsrs Mas obrigada por comentar linda.

      Excluir
  32. Meu irmão quando assistia "Se essa rua fosse minha" ele sempre chorava nunca entendia por que, agora ai está a resposta! Nunca tinha reparado nisso, só na do "Boi da cara preta" eu sempre achei essa música assustadora sempre imaginando um boi em cima do telhado tentando me pegar a noite :c #medo... Minha mãe nunca foi de cantar músicas para eu dormir, mas lembro dessas músicas, mas agora que você falou fiquei com medo (vixii)
    Ótimo post, parabéns *-*
    Brigadeiro-Vintage.blogspot.com <Retribui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi tadinho de seu irmão, mas ela é legal só é triste.
      A do Boi realmente é assustadora. No telhado serio? t.t Nossa eu sempre imaginava e por alguma razão eu ouvia barulhos, que bom que sua mão nunca foi de cantar essas músicas. Eu acho que todo mundo conhece mesmo aqueles que não cresceram ouvindo porque é algo cultural t.t Desculpe deixa la com medo ç.ç não foi minha intenção.

      Obrigada fico contente que tenha gostado, pode deixar que vou sim.

      Excluir
  33. Eu acho que os pais cantam isso porque de uma certa forma faz parte da nossa cultura, não é como se eles fossem parar para pensar nesse tipo de coisa. Essas canções são passadas de geração para geração, aprendemos a cantá-las na escola também. A questão é: Às vezes compositores/desenhistas etc colocam mensagens subliminares em suas criações (como por exemplo os desenhistas da Disney, já ouviu falar?) E talvez isso tenha acontecido com essas canções até mesmo pq um bebê/criança não conseguiria entendê-la. Não da forma que ela está aqui no post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi como disse em minha opinião elas aparentam ser mas não que sejam realmente isso, elas também são educativas e de grande importância. Mas acho que essa que seja a intenção dos criadores divertir e educar ate assustar um pouquinho rsrs Gostei de usa opinião obrigada por comentar.

      Excluir
  34. Esqueci de colocar o link do Blog no comentário -.-
    http://breathingnewthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Yooo Wendy
    Nossa eu nunca vi por esse lado sobre as cantigas mais a "Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." nunca gostei dela pois ele me fazia sentir sozinha me sentir abandonada e acho que graças a ela eu so uma pessoa que vive se sentido sozinha ( cação maldita olha o que fez comigo kkkk )
    "O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." Essa cançao e outra que não gosto muito me fazia sentir tristesa fazio
    "Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta ! resumo essa canção e um palavra MEDO me fazia ter medo de bois e outras coisas

    Depois desse post eu reparei que essa cantigas tem um treco esquisito mais as crianças não reparam nisso na verdade elas são tão preocupadas com a diversão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo bem isso rs kkk somo duas a não gostar, eu percebi isso nas músicas por causa dela. (canção maldita!!!²) Entendo a mim tanto ela quando a do "Se essa rua fosse minha" me fazia sentir assim as vezes ate imaginar coisas tristes e nem entendia o porque. Hehe você também ganhou medo de bois com esta canção? Achei que era a única xD

      Eu acho que é uma forma de educar ou brincar de colocar medo nelas rsrsrs, mas você tem razão elas são muito preocupadas com a diversão que é o correto. Obrigada por comentar.

      Excluir
  36. Anônimo15/10/13

    Yooo Wendy-chan!
    É porque antigamente se educava assim, com medo e isso funcionava muito bem!
    Eu li uma matéria que falava das escolas antigamente, as professoras BATIAM nas crianças se elas mentissem pra elas... Já ouve um caso que antes da professora sair da sala ela dizia "Não quero bagunça", quando ela saia as crianças faziam mó farra e quando a professora voltava elas falavam que não aconteceu nada...

    Então é por isso que são geralmente macabras, eles educavam as crianças com o medo, também odeio essas músicas, são horriveis!

    ~Kissus
    http://aozoraao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa não sabia disso, tipo já vi em filmes e livros mas não sabia que era realmente 100% verdade. Que crueldade... mas interessante apesar de cruel. Hoje em dia pode ate dar paulada nas crianças e boa parte a pronta assim mesmo rsrs mas obrigada por comentar me ajudou muito mesmo tirou grandes duvidas de minha mente.

      Excluir
  37. Anônimo17/10/13

    Gostei muito, inteligente e divertido!

    ResponderExcluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345