22/10/2013

A historia do Halloween: Origem (Part I)

Blog do dia: Panther Pink and Blue 

 Hi! Gente eu amei essa ilustração <3 achei fofinha. Bom tudo bem com vocês? Comigo vai legal, tudo nos conformes sabe? Comprei meu convite para ir a  festa de Halloween no Club (\o/ eu por dentro), acho que vou de cosplay porque boa parte dos brasileiros acham que é fantasia mesmo ou talvez vá com a cara limpa para ver se ganho no campeonato de bruxa mais feia, mas é serio tem lá mesmo! Também tinha da "Mãe meretriz" mas as mulheres ficaram bastante revoltadas pelo nome ai tiraram, mas o bom é que aumento mais as brincadeiras minha favorita é de pegar maçã na agua morna. Estou tão animada que hoje decidi atender o pedido que fizeram como uma postagem grande!!!! Sim enormeeeee!!! Ela foi bastante pedida e também foi dada como dica, então vou contar sobre o nascimento do Halloween, símbolos, cores, fantasias mais usadas, brincadeiras blá blá blá etc e tal... mas como sei que tem muitos fantasminhas preguiçosos por ai e não vão encarar o texto, vou dividir em partes a postagem.

Seu nome original é Halloween mas conhecido por nós como O Dia das Bruxa. Essa data comemorativa ocorre no dia 31 de Outubro, sendo um evento tradicional e cultural da língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povo, para quem não sabe os Povos Celtas. O primeiro aparecimento do termo "Halloween" apareceu por cerca de 1745 anos (é tempo pra caramba o.o). Isso se derivou a contracção do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Era dito que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa.

Hallow Evening Hallowe'en Halloween: Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outro farto muito dito (mais não confirmado, ou pelo menos não achei)  é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.  Mas esse ocorrido não aconteceu e a comemoração do Halloween foi levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, assim ficando conhecida como "dia das bruxas".

A Origem


A origem do halloween trás as antigas tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com algumas diferenças em relação às abóboras ou a famosa frase "Gostosuras ou travessuras", inventada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Para nossa surpresa originalmente a data não tinha relação com bruxas. (ein?o.O) Era apenas um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre o dia 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa "fim do verão"). A celebração tem duas origens e historias que com o passar dos anos foram se misturando:

Origem Pagã - Essa origem tem haver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. Mas com a invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.), (olha eu dando aula de historia u.u) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que celta acabou sendo esquecida (minguando) com o tempo. Pelo fins do século II, com a evangelização desses territórios e religião dos Celtas, já havia desaparecido na maioria das comunidades. Muito pouco se sabe sobre essa religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido de geração para geração verbalmente, ou seja sendo deixado de lado não foi passado além. O que sabe-se é que as festividade eram celebradas possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro ( entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por festas que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram organizadas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo. (o.O tipo guiar ao mundo dos mortos...só eu ia se esconder de baixo da cama?).

Origem Católica - No século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um dos templos romanos dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos". A data inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.Tempos depois no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente (no mundo todo). Esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Tá ai a origem do Halloween rsrs espero que tenham gostado, em breve postarei a segunda parte que será os símbolos do Halloween. Beijinhos!

Font: Wikipedia & Sub Mundos.

23 comentários:

  1. A unica que eu ouvi falar foi na versão católica e ainda foi na aula de historia :P
    Adorei o post :)

    Lego House | l-egohouse.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, antes de fazer essa post não sabia muito sobre a versão católica. Mas que bom que gostou e obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Hoje eu discuti com a minha amiga sobre isso sabe ela diz que o Halloween e do diabo e eu sabia e começou a treta

    http://coisasdab-cha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hushaush nossa, mas realmente muitos pensam isso. Se é ou não, realmente não sei mas acho que se pesarmos que tudo é do diabo realmente será dele. Mas de toda forma Halloween não deixa de ser divertido :3

      Excluir
  3. A ilustração é fofa mesmo, Também amei, <3 Ei, Acho que você errou em uma parte do primeiro parágrafo, "Estou tão animada que hoje decidi atender o peido que fizeram como uma postagem grande!!!!" Ahñ? Peido? ISHUISHUSHU'
    Eu gostei bastante da postagem, Espero pela segunda parte, ^^

    Lovelly Dream || lovelly-dream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :3 Que bom, que achou! kkk Nossa nem havia percebido mas obrigada por me avisar, já arrumei isso kkk o que a falta de um "D" faz a uma palavra kkk mas bem que a frase fico engraçada. <3 Logo logo irei postá-la.

      Excluir
  4. Anônimo23/10/13

    Wendy. você só está me ajudando, tenho pesquisa para fazer de halloween, daí vou pegar a origem que você colocou aqui e a historia do Jack O'Lantern, obrigado >< Eu amo muito o halloween <3

    www.c-astle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *O* OHHH eu ajudando em trabalhos \o/ Espero que tenha lhe ajudado bastante e que tire uma boa nota! Somo dois acho um máximo!

      Excluir
  5. Anônimo23/10/13

    Que pena que eu já entreguei meu trabalho de Inglês que tinha de dizer a origem do Halloween.Aí parece estar melhor do que o meu.
    Nem sabia que tinha uma origem católica.
    The Queen Soshi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena... mas tenho certeza que ficou muito bom seu trabalho :3
      Hihi muitos não sabem mesmo, ate eu não sabia muito sobre antes de fazer a postagem.

      Excluir
  6. Ta ai uma coisa que eu não sabia de jeito nenhum mesmo...
    A origem do papa kkkkk.
    O post ficou muito bom mesmo Wendy.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xD Ah que bom que conheceu aqui então.
      Papa é coisa das antigas néh? kk Nem eu sabia.
      Obrigada por gostar :3 beijinhos Diego-kun

      Excluir
  7. Eu também vou a uma festa de halloween, vou ir de cosplay da Noiva Cadáver >3<
    Adorei saber um pouco mais da origem do Halloween! Não sabia praticamente nada ç.ç
    Eu não ia me esconder embaixo da cama u-u Ia me esconder dentro do armário!
    Então... se a data original não tinha nada a ver com bruxas, quem teve a idéia ? o.O



    Beijos ♥
    d-arkclouds.blogspot.com.br || Dark Clouds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh que chique! Boa sorte com sua fantasia ficara bem linda! Eu já decidi com que fantasia irei "Bruxa de Salém" hsaushu ela não tem aparência definida em sim, mas como aconteceu no século 17 e pelas historias da pra ter uma ideia. Hihi, mas que bom que sabe agora. hsuahsua Boa apesar que de baixo da cama não é muita boa ideia geralmente dizem que é lá que monstros ficam t.t então eles podem aparecer lá também, mas tem espacinho no armário pra mim também? Que eu não sei, mas creio eu que seja pelo fato de ser algo haver com mortos e antigamente diziam que bruxas conversavam com "mortos" acho que com forme o tempo fui se unido isso também. Não sei é só uma suposição.

      Excluir
  8. Não entendi direito ~burra~, mas até entendi um pouco. Só de ler o começo entendi.
    Eu não me esconderia embaixo da cama, eu me esconderia embaixo do cobertor. Essa coisa de guiar espíritos simplesmente me dá medo ><
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diga tal coisa menina ^^ Viu e entendeu mesmo que um pouco, então não és burra. Bom lugar pra se esconder *3* irei colocar na minha lista.
      Sim dá bastante medo... ç.ç

      Excluir
  9. Nem sabia que a origem era tão grande assim! Eu gosto muito do Halloween, mas tenho vontade de ir pros USA nesse data só pra pedir doces ou travessuras HAHA' Pois é capaz de se se fazer isso no Brasil, você é perseguido com uma vassoura o.O

    D-Resources || diamond-resources.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe verdade é meio grande e bem antiga. Quando for me chama viu? Porque também quero participar! Mas desejo boa sorte e que consiga ir um dia. Kkk sim se for só vassoura ainda será sorte.

      Excluir
  10. dessa eu n sabia U.U

    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi <3
      Mas que bom, que agora sabe e pode descobrir aqui. :3

      Excluir
  11. Oi Wendy Chan *w*, eu tenho uma tag para você ! espero não estar incomodando.
    - http://enila-camargo.blogspot.com.br/2013/10/tag-eu-e-musica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line, não incomoda não em breve responderei. <3

      Excluir
    2. Oi Wendy, sem problemas! blz! ;3

      Excluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345