19/10/2013

A lenda de Jack O'Lantern


Yo pessoal!!! No fim das contas acabei não indo a festinha, não deu tempo de fritar os salgadinhos quando fui ver faltava 15 minutos para a aula começar então acabei ficando, mas ainda vou usar uma das desculpas que me contaram. Porque afinal não quero levar bronca já que iria ter aula mesmo com a festa. Sobre o cachorrinho não pude ficar com ele... mas ao leva-lo pra adoção já tinha uma moça querendo adota-lo, só tinham que leva-lo ao veterinário antes. Fiquei muito contente porque ele já tem um lar. Mas vamos a postagem de hoje, faz bastante tempo que não faço uma postagem assim sobre lendas e tudo mais, ah que saudades. Hoje eu irei contar a lenda do Jack O'Lantern um dos principais símbolos do Halloween, tanto que é um dos motivos de usarem tantas abóboras com caretas nesta época. Ah lenda é bem pequena mas muito interessante, antigamente eu confundia muito com o Cavaleiro sem cabeça rsrs


Essa é uma lenda irlandesa que conta que em 31 de Outubro, Jack um homem perverso, alcoólatra e grosseiro bebeu mais do que devia e enganou o diabo. Tudo acontece quando o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para viver, Jack implora por mais um copo de bebida. Ele, compadecido, concorda. Mas sem dinheiro para seu ultimo trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. Assim ele concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Em desespero para sair Diabo implora e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com sua nova oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem sua esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não durou muito...

No ano seguinte, na mesma noite de 31 de outubro, Jack está indo para sua casa quando o Diabo aparece  reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo de pegar uma maçã de uma árvore. Ele aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pegou o canivete em seu bolso e riscou uma cruz no tronco da  macieira e mais uma vez o Diabo ficou preso. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o perturbe. Assim ele aceita e Jack o liberta da árvore.


Mas como sorte não dura para sempre, Jack falece um ano depois outros dizem que com o passar dos anos, Jack morreu decapitado (eu prefiro decapitado, tem mais sentido dele ter uma abóbora na cabeça). Assim ele tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. Mas o Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também negou sua entrada. Mas, com pena da alma perdida,  jogou para ele brasas do inferno para que ele pudesse iluminar o caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.

Sua alma penada passou a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Então criaram uma frase para essa lenda "Quem prestar atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar." Alguns dizem que as abóboras com caretas e luzes dentro e para ajudar a iluminar mais o caminho e ajudar Jack achar o caminho, será que é verdade?


Na Irlanda, onde a lenda nasce, era originalmente eram usados Nabos para se fazer as lanternas do Halloween, conhecidas como Jack O’ Lantern, mas com a imigração dos povos europeus para América, acharam as abóboras mais abundantes nos EUA do que os Nabos, e passaram a usá-las até hoje como um símbolo Halloweenico.  Em minha opinião acho que como nabo ficavam mais bizarras pelas cores que ganhava ao passar dos dias mas a abóbora combinou mais pelas cores energéticas e ser uma das cores simbolizantes.  Apesar de mim não ter certeza se a cor laranja (abóbora) já era uma das cores que representavam Halloween, naquela época.




Então o que acharam? Acho que alguns de vocês já devem conhecer ou talvez não, mas sempre é bom lembrar. Vocês já viram o filme "O incrível mundo de Jack/The Nightmare Before Christmas"? Se repararem no inicio do filme ele aparece com uma cabeça de abóbora pegando fogo, e possui o nome Jack muitos dizem ser baseado nesta lenda. Mas quero saber o que acharam da lenda e se tem lendas que querem que eu poste. <3

41 comentários:

  1. Se fosse no Brasil ele ia chamar João da Lanterna suahshau' (nem ficou tão feio, pensando bem).
    Eu gostei da lenda, mas não entendi a parte das brasas do inferno, o Diabo ficou com pena? O.o

    Tem mais sentido ele ter morrido decapitado, porque ele ia morrer um ano depois se o Diabo prometeu 10? E cara, se ele mudou de vida porque foi pro inferno? Lenda complicada ein '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhsaush verdade mas tadinho do João já esta tão sobre carregado, ele é ladrão de pão, pintor e mendigo e um monte de coisas. Bom a parte das brasas do inferno é para iluminar o caminho dele pelo limbo. Hehe né? Essa parte de pena foi estranho de mais, mas ele era um Demo meio burrinho foi passado a perna duas vezes.

      Verdade mas ele não aceitou a oferta de 10 anos, por isso ele poderia ter morrido antes ou depois. Em vez de aceitar pediu para que o Diabo não o perturba se mais. Inicialmente ele mudou de vida, mas como eu disse isso não durou muito ou seja ele volto aprontar por isso não foi aceito. Hehehe néh?

      Excluir
    2. "não durou muito..." li mas sem ler entende? suhaushu' na verdade eu meio que entendi que isso se referia ao fato dele estar vivo e.e

      Eu achei estranho foi isso da pena, quer dizer, se ele é o Diabo... Mas do jeito que esse da história é, virando moeda e subindo em árvores para ser enganado, acho que ficaria com pena mesmo hehehe'

      A da oferta também foi outra coisa que li sem entender, realmente, ele podia ter aceitado dez anos, dava tempo de bolar outro jeito de enganar o diabo rsrs

      Gostei da lenda ^^

      Excluir
    3. Hihi entendi sim. Hushashsau eu que disse complicado.
      Acho que ele é um Diabo meia tinge-la. xD
      Verdade acho que foi burrice dele se ele tivesse aceitado ele ainda poderia ter tido um lugar para ir e 10 anos pra se com certa.

      Excluir
  2. Desculpa mas eu não li tudo ç3ç HSUASUA' Primeiro porquê estou sozinha em casa >< E segundo porquê não gosto dessas coisas, elas me perturbam muito, mesmo apesar de que o homem todo poderoso lá de cima está comigo *u*



    Tem post novo, confere? ♥
    d-arkclouds.blogspot.com.br || Dark Clouds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi entendo ler ou ver coisas assustadoras sozinha em casa da medo mesmo, mas qualquer lenda que se refere a Halloween são bem bobinhas é mais para rir do que ter medo. :3 sta sim por isso não precisa sentir medo. Mas pode deixar faço sim uma visitinha.

      Excluir
  3. A lenda até que é legal, mas a ideia de uma abóbora na cabeça estragou tudo. Achei uma belíssima bosta, mas a ideia da lenda é bem legal.
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhsaushuas mas lendas são lendas, sempre tem coisas absurdas nelas que estraga. E tem muitas mais assim, mas obrigada por gostar. xD

      Excluir
  4. Que legal a lenda, mas confesso que não deu medo AIUSHAIHSAHSIUAS' Achei isso do demônio muito esquisito também. Não deve ser tão fácil enganar o diabo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsu Sim nem um pouco de medo, ela ate me faz rir na verdade. Não deve mesmo, mas vai ver que esse podia ser um Demônio novo no ramo xD

      Excluir
  5. Noossa, faz tempo que não venho aqui, amei o layout de Halloween :3
    Eu não conhecia a lenda do Jack O'Lantern, mas é bem interessante. Realmente, aquelas caretas no nabo ficam bem mais assustadoras, parece mesmo um crânio envelhecido. Só que aqui no Brasil o nabo é comprido né, não daria pra fazer um rosto... ou tem redondo também, mas é bem pequeno, dá pra segurar com a mão fechada.. na Europa eles devem ser gigantes '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina!!! Oieee!!! Verdade faz sim, que bom que gostou. :3
      Entendo tem bastante gente que não conhece, eu no caso já fui torturada por lendas nos escoteiros... mas ainda vou torturar vocês com elas também. Verdade fico parecendo sim um crânio envelhecido. Aqui no Brasil só tem esses não daria pra fazer, ate abóboras não são tão grandes aqui. Mas sim na Europa eles são bem grandes chegam a nascer algumas ate gigantes, não só nabos mas outras coisas também tanto que lá tem feiras que fazem da maior verdura cultivada. sahshaus

      Excluir
  6. UAHSUAHS, fiquei com dó do diabo agora. Fazendo o cara de bobo, coitado.
    Gostei dessa lenda, é bem interessante e eu não sabia OuO.

    KL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Husahsdusdh também fiquei com pena dele, mas ele tem que ficar mais esperto na hora de tratar dos negócios, ne? Hihi que bom que pude conhece-la aqui \o/

      Excluir
  7. Anônimo20/10/13

    Vai usar as minhas desculpas...? To curiosa pra vê se fui útil huehuehuehue' Eu li seu comentário do post passado me respondendo, cara a gente é bem parecidas, eu também vou morar para outras cidades por causa do trabalho de meu pai, só que eu fico mais tempo no lugar >w< Eu não tinha visto uma postagem que você disse sobre um cachorrinho, mas que pena que não pode adota-lo =// Mas é tão bom ver os cachorrinhos tendo um lar, nem que seja a nossa casa, tomara que os donos dele cuidem bem dele (= Eu tenho um Au-au hehe' É um poodle toy muito fofinho! Ta sujo tadinho mas é que não to com tempo de dar banho nele e preciso da ajuda do pai.
    Muio interessante a lenda, O Incrível Mundo de Jack pode ser baseado nesta lenda?! :000000000000 eu nunca tinha me tocado nisso, e nunca tinha ouvido esta lenda, mas é muito interessante! Se você souber mais algumas lendas posta por favor Wendy? :3 Eu amo lendas! Só não aquelas muito reais, tipo a loira do banheiro hehe....sério uma noite eu tava com muita dor de barriga e eu não tinha mais medo de ir no banheiro, e eu fui abri a porta, só que na casa do tio tinha que abrir a porta toda pra achar o interruptor, e a tonga da isa abriu só uma parte, quando parece que tem uma pessoa no banheiro de costas com um cabelo longo e eu fecho a porta rápido e deito na cama, mas eu tava com muita dor de barriga e eu tinha medo do escuro, muito mais do que da loira, enfrentei todo o escuro e fui pro outro banheiro shaushaushausahsuh' Mas é sério ainda eu tenho medo daquela casa do tio, eu não vou naquele banheiro se não tiver alguém no quarto junto huehuehuehue' Medrosa eu? Imagina! Eu adoro o Halloween apesar de não comemorar mas acho muito interessante as coisas ^^
    Beijos Wendy Fofática >33< - Panther Pink and Blue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim porque é bem realista xD estou ate praticando porque sou péssima nisso, mas obrigada pela dica. Ah que bom que você fica mais tempo é muito ruim recomeçar tudo de novo... acho que o tempo mais longo que fiquei em uma cidade foi 5 anos. Sim foi realmente uma grande pena.. mas tudo bem ele esta com um novo lá, também torço para isso mas a moça que eu vi ela parece que era bem dócil e tinha cheiro de gato rsrs ou seja já tem animalzinhos em casa, então tenho certeza que a onde ele estiver será muito feliz. :3 Ohhww que fofo deve ser muito lindo e fofo seu Au-au. Husahsuas dar banho em cães é bem difícil mesmo, tem que ter força eu tenho um Akita uma Border collie (filhotinho) um Fila e Husky o Akita não é meu é da minha mãe mas como eu também cuido digo que é meu hsuashuas é uma luta pra dar banho nessa tropa toda eu tomo banho junto com eles praticamente, o bom que o shampoo de canino é cheiroso o.O Mas depois tenho que tomar um bom remédio para dor muscular de tanta força que faço ou chamo minha mãe xD Mas quando estou com dinheiro levo pra aqueles locais que dão banho e fazem torsa. Ainda quero ovelhinhas pro meu collier pastorar kkk (minha mãe mata rsrs) se ela não deixa vou ensinar números.

      Alguns dizem ser baseado eu acho que não, apenas no inicio do festival dele quando entra com abóbora na cabeça pegando fogo, não a historia toda. Conheço muitas é irei postar sim, tem bastante lendas postadas aqui no blog mas são post bem antigas. Hsuashaushasu caraca ate eu teria medo! o.o

      Mas uma vez eu e meu grupo de colegas aprontamos com uma menina e as amigas dela, ela roubava lanche de crianças e xingava e faziam bullying com alguns amigos nossos. Ai resolvemos nos vingar pela própria lenda que ela conto pra nos dar medo xD então eu e minha amiga invocamos a loira do banheiro e minha outra amiga que é gótica fico no box e como tinha o cabelo bem longo (preto mas seria mais real se fosse loira, mas na hora ninguém noto) e banca igual cera colocamos um blusão branco nela. Quase todo mundo saiu correndo do banheiro de medo ate as garotas que já tinham seus 16 e 17 anos ficaram com medo, ai meu amigo do lado de fora bateu a porta que abria ao contrario a trancando, então minha amiga gótica saiu de dentro do box, nossa as meninas gritaram tanto, mais tanto que teve uma que desmaio mas essa que tavamos nos vingando, então pra não nos encrencar gritamos também oxi e minha amiga gótica saiu correndo pra sala, como ninguém viu o rosto dela não podiam acusa la . Quando a diretora chego e viu todo mundo com cara de medo e não desconfiaram de nós kkk Virei sua fã você é super corajosa *0* de encarar e tentar ir em outro! Eu mesma não teria... xD Queria que aqui no Brasil comemora-se seria legal!

      Beijinhos linda! <3

      Excluir
    2. caraca que comentário foi esse Drw '-'

      Excluir
    3. Samara22/10/13

      Pow miguxa, tenho nome mais não? kkk É a garota gótica é? Eu já passei dessa fase viu?

      Excluir
    4. Sim, sim é gamer agora kkk mas não adianto muito você a pronta sempre que eu sei! u.u Oh miguxa é claro que você tem nome é que ia ser estranho falar, que tava imitando uma fantasma e falar que se chama Samara o.o vão achar que tó falando do filme O chamado. Tipo imagina "a Samara minha amiga de cabelo preto e roupa branca tava imitando um fantasma no banheiro" vão pensar que sou maluca kkk

      Excluir
    5. Anônimo22/10/13

      MEO DEOLS COMENTÁRIO MAIS GRANDE Q JÁ VI E QUE EU JÁ FIZ \O/ HUEHUEHUEHUE'

      Excluir
  8. Já conhecia o Jack da Lanterna, tinha lido em algum lugar, mas a lenda em si nunca tinha lido e muito menos eu tinha ido procurar em algum lugar SOUIAHSUIAHS Mas enfim, gostei da lenda! É uma lenda pequena, mas super legal! *-*

    Sweet Geek || Clique no Perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, que gostou! é bem pequena mesmo :3

      Excluir
  9. Que legal a história, não sabia disso não, tipo esses dias eu tava vendo uma série de terror e justo agora tem episódios sobre halloween, em um episódio eles contam o porque surgiu o dia dos mortos no caso o halloween, nossa a história também é muito legal deveria contar aqui..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca que maneiro! Serio? Qual? Qual? Qual? *3* Vou contar sim.

      Excluir
  10. Anônimo20/10/13

    Amei o seu blog!! Vamos nos afiliar?? Já coloquei o seu.. :3
    Segue meu blog :D

    Book of Isis (http://book-of-isis.blogspot.com.br/).
    Bjo ! Coemnta lá no meu blog, a sua confirmação :)

    ResponderExcluir
  11. Já li muito sobre a história do Halloween e ela realmente tem muitas versões, mas essa é a que eu mais gosto. Acho o Dia das Bruxas muito divertido, e adoro filmes que se passam nessa data, como Hocus Pocus (Abracadabra, em Português) e Halloween. Sou fã de O Estranho Mundo de Jack, é meu filme favorito! Mas não foi baseado na lenda do Jack O'Lantern, embora o protagonista se chame Jack também. Foi baseado em um poema que Tim Burton escreveu muuuito tempo antes de lançar o filme. >3<'
    Gostei bastante do seu blog e já estou seguindo para acompanhá-lo. ♡
    Meu blog é novinho, criei ele ontem, se quiser, dê uma olhadinha por lá.~

    - Dream Catcher ~♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hocus Pocus :3 é o filme de minha infância já perdi as contas de quantas vezes já assisti. Sim, sim eu sei que foi baseado no poema eu havia me referido ao inicio do filme quando ele aparece fantasiado com abóbora na cabeça (mas realmente alguns dizem ser baseado nesta historia). Mas gostei bastante de se3u comentário e saber que conhecia já :D

      Obrigada por seguir, fico contente que tenha gostado dele. Pode deixar farei sim uma visita!!! Obrigada por comentar.

      Excluir
  12. Anônimo21/10/13

    Gostei muito da lenda e sim já vi o 'Estranho Mundo de Jack', mas não conhcia a lenda completa, muito bom o post!
    bjs
    bpblogdepapel.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :3 Ahh que bom que pode conhecer aqui! E que tenha gostado! >3<

      Excluir
  13. Que sinistro gostei adoro ler coisas assim...
    Posso te perguntar uma coisa onde posso encontrar este tutorial do seu menu suspenso
    Home-about...
    Pois procuro uma tempo e não encontro me indica algo?
    Beijos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Que bom que gostou, também gosto muito de lendas.
      Heheh sim bastante gente pergunta por ele, mas passo sim aqui esta o link.

      www.bunnycrazy.net/2013/08/tutorial-menu-crown.html

      Beijinhos *3*

      Excluir
  14. Eu adorei a lenda! Eu gosto de lendas tipo essas, que não me dão TANTO medo xD
    é porque sou medrosa kkkk
    Nossa esse Jack é mesmo esperto, enganou o Diabo duas vezes! haha Eita, mais esse Diabo tá lerdo demais, tá sendo enganado por qualquer um! kk xD

    sonho-oriental

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tay hsaush então nunca vá ao uma acampamento de escoteiros xD eles são cruéis nas lendas. Hsuahsu sim bastante esperto, mas tó acho que esse Diabo é meio novo nesse ramo dos negócios rsrs

      Excluir
  15. Oii Já te coloquei na elite sua vez !

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do blog, sinceramente
    Blog: http://connectedsworld.blogspot.com.br/
    Sigo todos de volta

    ResponderExcluir
  17. Yoo Wendy-chan, tudo bem? *-*
    Hoje estou passando para avisar que te marquei em uma tag ( não sei se você aceita tags >.< ). Hoje a visita é bem rapida mesmo ( gomen ) pois ando numa correria danada T.T
    Até mais \õ/
    http://aprendiz-de-mangaka.blogspot.com.br/2013/10/tag.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hai hai! Obrigada por perguntar. <3
      Faz bastante tempo que não recebo tags mas aceito sim. Hihi tudo bem tenha um bom dia Ny-chan. <3 Ate loginho!

      Excluir
  18. Ohayoo Mari!!! Incomoda não pode mandar u.u

    ResponderExcluir
  19. Desculpe eu ñ consegui ler tudo kkkkkk visita e segue o meu blog bjjss ♥3 ♥ link do meu blog http://anndressah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345