17/01/2015

Dicas para blog iniciantes


Olá linduxos e linduxas como vão?(E tipico eu começar uma postagem assim.) Hoje a postagem será um pouquinho diferente, em pedido de duas leitoras, trago algumas dicas para blogs inciantes e divulgação. Eu não acho que sejam nem bem dicas, pois não sou boa com essas coisas mas vou falar baseado naquilo que acho, aprendi, fiz e vi.  Espero que gostem e que ajudem, o que vou dizer não é muito diferente do que já devem ter visto por ai, mas se tiverem alguma dica podem dizer também séria bem legal!

1) Nome do blog:

Pode parecer que não, mas é uma das partes mais importantes pois é por ele que vão lhe conhecer e reconhecer O nome do blog é igual dar um nome para um filho depois de dado não pode ficar mudando, por isso tem que pensar direitinho. Claro pode ocorrer de mudar algumas vezes não é proibido mais vai atrapalhar um bocadinho, tanto ao blogueiro quanto aos leitores. Eu mesma já fiz isso mas não troquei o nome em si, apenas comprei o domínio com outro nome assim meu blog passou a ter dois links. Quando criei o blog o nomeei de Cantinho da Drw e era conhecida como Drw Wendy, depois de um tempo tirei o Drw e o nome do blog passou a não ter mai sentido além de estar desgostosa dele. Mas isso já é outro assunto.

2) Escrita:

A escrita é outro ponto que precisa de atenção, você não precisa escrever como William Shakespeare ou igual seu professor de português, mas precisa escrever de uma forma que seus leitores possam compreender. Todo mundo erra inclusive eu, canso de retomar algumas postagens e estarem cheias de erros as antigas então vixi... até hoje lembro do Jonas foi a segunda pessoa a comentar no meu blog, rs ele havia me dado a dica de que jeito era com "j" não com "g", ele foi super educado e fui grata por ele ter me ajudado, não só ele como outros que apareceram depois, alguns eram arrogantes e magoava um pouco mas sempre vi como uma forma de melhorar. Por isso não desista ou fique triste se algo assim acontecer, pois erros assim são toleráveis e podem se melhorar. Mas agora erros proporcionais como "vc", "pr", "ñ"  entre muitos outros, um site um blog não é igual a mandar mensagens rápidas como era no Orkut ou no SMS por ter quantidade certa de letras a serem enviadas. Se esta conversando em um chat, ok... é até relevante, apesar de eu detestar isso. Seja qual for o tipo de blog que possui;  literatura, tutorial, goodies, moda  e etc... todos eles tem leitura e não tem nada melhor que uma leitura com uma escrita agradável.


3) Design e arrumação do blog:

Independente que seja um blog inicial ou não, aparência conta muito para visitantes e leitores. Claro que eles não vão seguir ou acompanhar o blog porque ele é exuberantemente lindo, mas sim pelo conteúdo mas isso irei falar em outras linhas.  Um blog tem que possuir a visão agradável e limpa, não importa o modelo pode ser um carregado, simples, carequinha, básico o que importa é o que ele vai passar para as pessoas que vão visita-los. Imagina você entrar em um blog que possui o fundo preto, com fontes fosforescentes e gadgets extremante grandes com gifs para tudo que é lado, slides e imagens de 500x300 sem motivo. Eu já entrei em blogs assim e afirmo que a postagem era incrível mas não consegui ler, assim que começou a incomodar minha visão desisti de ler. Então cuidado. 


4) Conteúdo:

Não tenho muito o que falar sobre isso, afinal cada blog tem seu gênero. Mas a única dica que posso dar é nunca copie criei, seja original que tudo vai da certo independente do gênero que escolha blogar. Anos atrás conheci um blog bem pequeno de um garoto que postava figurinha de chiclete, Naruto, Rebelde, Barbie, Pucca, Animais, Charadas e outros... Eu o segui simplesmente porque vi que era original. Quase nem tinha texto, mas amei a ideia e por ser diferente, além de eu amar figurinhas. rs


5) Seja você:

Ser um bom autor é o que sempre queremos ser, né? Mas ser um bom autor não é apenas postar um bom conteúdo, mas ser uma boa pessoa. Ser simpático e atencioso, mas não fingir ser mas ser de verdade. Não adianta começar a blogar falando que é kawaii, sensível e mostrar ser um anjo de candura e não ser de verdade. Pois uma hora vai deixar a desejar e todos vão ver isso. Conheci alguns blogueiros assim, não ditarei nomes mas havia uma que na primeira vez que foi plagia saiu com sete pedras na mão criando postagens com inúmeros xingamentos e ofensas, sendo que a menina (que plagiou) era só uma desorientada  e tinha acabado de começa a blogar. Quem nunca fez isso? Todos ficaram à se perguntar "ela não era fofa e calma?". Por isso sempre é bom mostrar aquilo que é de verdade é pessoa palavruda? Fale palavrão então! Vai entrar no seu blog quem quiser e gostar do seu jeito. É calmo? Então seja calmo. Do tipo estourado? Então estore feito bexiga mas mostre oque é de verdade. (Essa é uma dica doida, mais digo por já ter visto muito isso)

6) Paciência:

A dica mais importante de tudo é a paciência. Um blog não cresce de um dia para o outro, leva um tempinho. Mais com paciência e determinação, chega lá! Alguns blogs realmente crescem bem rápido, talvez por sorte, artimanha, treta, divulgações ou um pouco de tudo. Mas o que importa é se divertir não apenas ser conhecido.


7) Divulgação:

Eu sou meio suspeita para falar disso, porque nunca fui de fazer divulgações do meu blog. Só em jogos mesmo ou quando alguém indicava meu blog por vontade própria, mas vou falar algumas dicas que conheço e sei que funcionam bastante. 

a) Seguindo segue de volta? 
Nunca! Nunca! Nunca faça isso. É robótico e sem sentido.... você ganha seguidores que não vão entrar em seu blog porque gostaram, mas sim por um numero. Você pode ter um blog só com 15 seguidores, mas não tem sensação melhor de pelo menos 13 ou 10 destas pessoas entrarem em seu blog toda semana para comentar. 

b) Comente em outros blogs sempre:
Não tem forma melhor de se tornar conhecido do que visitando e conhecendo outros blogs, além de se expandir conhece outros blogs e várias pessoas divertidas. Sempre deixe o link ou endereço do seu blog no comentário, assim facilitando o dono do blog visitar (pois nem todos tem paciência de ir ao perfil), uma hora ou outra ele vai visitar seu blog. Visite principalmente os pequenos, pois assim como você quer visitas os outros também querem já ouviu a quela frase "a união faz a força"? É bem isso! 

c) Procure afiliações:
Essa é uma parte difícil principalmente para blogs novos... pois muitos blogs tem regras... aqui mesmo no BC tem apenas uma que e ter pelo menos 10 seguidores, me doí não poder aceitar alguns... mas infelizmente é necessário por causa de blogs desistentes. Mas façam um esforço para conquistar afiliados, seja um leitor fiel e por mais que tenham regras sempre vão aceita-lo(eu mesma sou assim). Procure blogs pequenos para fazer afiliação como eu disse assim "a união faz a força".

d) Jogue e crie jogos:
Não tem forma mais divertida de crescer do que assim. É um blog pequeno? Não tem problema diga que esta fazendo por recreação de blogueiros, comente falando sobre a postagem primeiro e depois o convide para participar deixando o link do jogo. Não desanime se poucas pessoas participarem, com o tempo vai ver que mais e mais gente vai começar a aparecer e participar.

e) Faça projetos:
Além de jogos faça projetos. Faça divulgações de outros blogs, crie sorteios, gincanas. Todos amam essas coisinhas, rsrs ainda mais se tem premio.

Bom é isso pessoal, espero que ajude vocês e como disse antes tem alguma dica? Podem deixar nos comentários é sempre bom ajudar. 

27 comentários:

  1. Nossa, essas dicas são realmente muito boas õ/
    Me ajudou bastante, agora que estou começando, e quero continuar e não parar tão cedo <3
    Beijos, e continue assim !

    http://blog-crazycake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as dicas, principalmente a parte do nome! Beijos amore!

    // http://diamante-colorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas. Em falar em jogos, pq você ñ faz um joguinho? o// talvez uma gincana!
    ~^.^~

    Mr-Exemplar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    http://winxsempree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. otimas dicas u.u
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir
  6. Olá Wendy Chan! Eu gostei muito da postagem, muito mesmo! Essas dicas são ótimas para quem está começando, uma pena que quando eu cheguei aqui tive de aprender todas elas com o tempo e com meus 4564564 blogs kjnkjnjgyjh.

    We ♡ Asia | www.wh-asia.net

    ResponderExcluir
  7. Yoo Wendy-chan!
    Estou bem, obrigado por perguntar ^^
    Todas essas dicas são muito úteis. Eu tinha um blog, e com o tempo eu percebi que as pessoas não visitavam ele, eu tinha acumulado seguidores que nem ao menos visitavam o blog, lendo essas dicas percebi que realmente estava fazendo tudo errado. Lendo essas dicas também percebi que estou fazendo a coisa certa no meu outro blog, agora só falta eu fazer alguns joguinhos e começar a postar mais vezes no blog.
    Ótimas dicas ^^
    Kisses I I http://darkrss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei, adorei, adorei suas dicas. Com certeza se nós seguirmos seu conselho, vamos nos dar bem com nossos blogs.
    Beijos,

    http://princesasdeoutromundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigada *-* , me ajudo além de me dar um choque de realidade , bom estou tentando melhorar minha inscrita , do meu jeito que é escrever varias vezes , só que cansa , mas to vendo progresso , e pra ter certeza que eu li tudo , vou seguir uma das sua dicas . Divulgando meu blog , é meu 4º layout , terrível mais esse é meu favorito , e mudei o nome do meu blog , na verdade só passei do Inglês para o Japonês , eu acho simplesmente a língua linda , sou doida mesmo não se preocupe . Senguindo sua dica aqui em baixo , hehe , Tchauzinho .

    http://ma-dworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei essa postagem ele me ajudou muito wendy <3 obrigada. Eu sou uma grande fã sua, eu sei que eu não comento muito mais é por que eu tenho vergonha. eu to começando um blog ele não aquelas coisas todas mais ele é bom e eu queria agradecer por que sem você eu acho que eu nunca iria criar um blog S2 eu e duas amigas minhas participam do meu blog.Então é só isso espero ser algum dia que nem você. Bye <3
    http://littlegirlwithbigdreamsnet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei as dicas muito úteis!Tenho meu blog desde 2013 mas parei de mexer nele no final desse mesmo ano e só voltei agora,depois de quase dois anos,então é praticamente como se eu fosse um blog novo.Beijos!
    http://world-of-mix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicas.

    portodouniverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, muito obrigado pelas dicas.. amei mesmo.. xx

    ResponderExcluir
  14. Ah obrigada *o*! Essas dicas me ajudaram muito, sempre que crio um blog eu fico parada na frente do computador moscando sem saber o que fazer e assim eu desisto ;-;, é horrível, e estou pensando em criar um blog e dessa vez pretendo avançar com ele :3, nunca se sabe quando uma alma curiosa vai entrar e ler minhas postagens hihi. Mas para mim o problema também é a primeira postagem, nunca sei o que pôr nela D: #Triste. Beijinhos, amei o post !

    ResponderExcluir
  15. Realmente, são dicas úteis quando se trata de iniciantes, acho que todos tem saber ♥

    Naka Pyon! | 中ピョン! [clique e visite]

    ResponderExcluir
  16. nossa que coincidência eu escrevi dicas no meu caderno de ideias pro meu blog hehe, mais a sua humilhou viu hehe parabens amor <3
    http://onedithings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Estou na blogosfera a uns tempos, mas essas dicas me ajudaram ♥
    Realmente as ideias de projetos e jogos são muitoo legais, estou planejando algumas dessas pro futuro xp
    Eu acho que a paciencia é a principal de tudo, sem ela voce não alcança suas metas rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas sz'

    http://fernandaxdea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelas dicas! \o

    Julietasombria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Também morro de vergonha de mim mesma quando vou nas postagens mais antigas e acho erros de Português. Essas dicas poderiam ser Os Sete Mandamentos dos blogueiros ha-ha.
    || Down on the clouds ||

    ResponderExcluir
  21. Anônimo23/1/15

    Obrigada *O* Estou começando agora e essas dicas me ajudaram muuuito.. Principalmente a parte da escrita hahahaha *O*


    https://gabiicarvalho.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada, mesmo. Eu tava super perdida.

    http://a-cucarado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Anônimo24/1/15

    Poxa adorei sua postagem! É um conselho e tanto para as pessoas!
    Sobre o nome do blog eu já troquei 1 vez só, a escrita já temos aquele corretor autográfico, só que ele não ajuda muito porque temos que saber onde colocar as palavras no lugar certo.Design e arrumação do blog, tá bem rsrsrsrs tenho um layout com gifs no cabeçalho e no título das sidebars, inclusive estou com ele agora e confesso que ele não tinha que ter TANTOS gifs no cabeçalho ;s mas eu resolvi fazer assim para ser tipo um cenário de desdenhosinhos mas ficou um tanto estranho ;s mas todo o restante do blog é organizado e bem distribuído, nada que não atrapalhe a visão. Falando dessa parte também, não gosto de layouts muito clarinhos que dão cegueira e nem daqueles layouts escuros, até porque eles sempre vem com letras muito claras ou fluorescentes aí eu fico assim com a cara .|. kkkkkkk' .
    Sobre conteúdo o meu blog já passou por várias situações constrangedoras.Alguns blogs passaram a falar igualzinho meu jeito de falar e outros copiavam minhas idéias, era horrível e eu não podia falar nada que eu estava errada. O item seja você, já vi várias pessoas serem legais nas postagens e depois com os leitores darem patadas.Ridículo isso.Sobre paciência já vi bloguinhos tão lindinhos e legais acabarem. As pessoas não tinham paciência em ver o blog crescer e
    não faziam nada para obter o desejado.Mas o bom é escrever e não ficar esperando resultados. Eu acho assim *-*

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas. São bem uteis, principalmente para mim, que estou inicindo agora. Já sou velha no mundo do blog, mas eu sempre criava blogs e apagava, porque eu criava blogs sobre um assunto especifico, e acabava ficando muito limitado. Mas agora eu criei um mais a minha cara e pretendo ir pra frente com ele :D >(^-^)<
    www.girlsthingsee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Nossa obrigada pelas dicas, estou na blogosfera desde outubro, mas sinto que realmente entrei em 2015, pois não tinha nenhum seguidor, ninguem comentava, nada acontecia, depois de janeiro tudo mudou, hoje estou com 26 seguidores!
    Bjs
    www.vitoriavieiraoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Essas dicas ajudaram-me bastante, visto que criei o meu blog a muitíssimo pouco tempo. Acho que o nome sempre é a coisa mais divertida de se fazer, pois é algo que irá caracterizar o blog então é maravilhoso procurar nomes <3.
    Tento sempre escrever o melhor possível e fico pensando se aquilo que escrevi será algo que dê prazer a ler e que se consiga entender, e se achar que não será, apago tudo para escrever novamente.
    Eu peguei o meu design no blosgskins, pois sempre gostei muito daquele layout, além de editar as próprias imagens do blog para que fique tudo certinho x3.
    Achei tudo no post bastante interessante, e as dicas são muito boas /o/
    kissus;
    inside-a-losers-head.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Bem Vindos
Hi! Meu nome é Andréa Alark, mas conhecida como Wendy dona do blog Bunny Crazy. O blog foi criado em 2010 na intenção de ajudar a criação e desenvolvimento do seu blog. Aqui encontrará tutoriais e dicas de HTML, layouts gratuitos e muito mais.
Friends
Bunny Crazy by Wendy ❀
Bunny Crazy ★
Bunny Crazy ★
12345